Cuiabá, 14 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024, 16:40 - A | A

04 de Novembro de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / SEM ERROS

"PL não admitirá mais que filiados com mandato barrem nomes de novos candidatos", garante presidente estadual

"Mas não haverá interferência de quem está com mandato de vetar a vinda de alguém que possa ter condições de ganhar eleição". disse Ananias

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Partido Liberal foi um dos grandes vencedores das eleições municipais em Mato Grosso. Mesmo assim, em 2026, o objetivo da sigla é crescer ainda mais. De acordo com o presidente estadual, Ananias Filho, nas próximas eleições, o partido não irá deixar que filiados com mandato barrem a entrada de novos postulantes, tal como aconteceu em 2022.
 
“Não haverá mais aquela posição que tivemos dos três deputados em 2022. Já está falado pra eles: ‘se quiserem ficar no PL, podem ficar. Serão sempre bem-vindos'. Mas não haverá interferência de quem está com mandato de vetar a vinda de alguém que possa ter condições de ganhar eleição. Está terminantemente proibida essa palavra [vetar] dentro do PL”, disse Ananias durante entrevista concedida para o Jornal da Cultura, nesta segunda-feira (28).

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A fala de Ananias faz referência ao imbróglio ocorrido nas eleições para deputado estadual em 2022. Na ocasião, a sigla tinha três deputados estaduais: Gilberto Cattani, Elizeu Nascimento e Delegado Claudinei. Durante a formação da chapa para as eleições, os deputados barraram a filiação de alguns nomes fortes na sigla com medo de não conseguirem se reeleger. Isso acabou custando uma cadeira ao partido, sendo que apenas Cattani e Elizeu foram eleitos.
 
A sorte do PL é que o deputado Cláudio Ferreira acabou trocando o PTB pelo partido bolsonarista, o que garantiu a terceira cadeira aos liberais na Assembleia Legislativa. Por isso, Ananias garante que ninguém mais será barrado nas próximas eleições.
 
O objetivo é crescer
 
Além dos deputados estaduais, a sigla deseja aumentar ainda mais a representativa em todos as esferas. Para o Senado, o PL já tem o nome do deputado federal José Medeiros, que deve disputar a dobradinha com o governador Mauro Mendes (União) pela valga, que deve buscar uma aliança com o partido.
 
Já para o governo, o partido tem a escolha natural do senador Wellington Fagundes. Outro nome que surge é do empresário do agronegócio, Odílio Balbinote que, mesmo não sendo filiado ao partido, é um dos grandes apoiadores, financiadores e entusiastas do PL.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation