Cuiabá, 06 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024, 16:40 - A | A

04 de Dezembro de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Judiciário / ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Odílio Balbinotti deve se filiar no PL e projeta disputar para governador em 2026: "O PL é realmente o caminho que eu devo seguir”

“A princípio, a minha vontade é estar junto com o presidente Bolsonaro no PL", disse o megaempresário do agronegócio

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O megaempresário do agronegócio de Mato Grosso, Odílio Balbinotti Filho surge como um novo nome forte na corrida pelo governo de Mato Grosso em 2026. Balbinotti, que é amplamente conhecido por sua atuação no setor agropecuário, tem se aproximado do PL e busca apoio dentro da legenda.

Recentemente, o empresário afirmou que, embora ainda não tenha conversado diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, ele planeja buscar a aprovação de Bolsonaro para sua candidatura. De fato, Balbinotti atrai a atenção da ala mais radical do bolsonarismo, devido ao seu perfil conservador e suas articulações com o setor agropecuário. No entanto, sua filiação ao PL ainda depende de um acordo dentro do partido, o que pode influenciar a dinâmica dessa disputa​.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Segundo Balbinotti, o Partido Liberal é a melhor escolha para que em 2026,  ele venha a concorrer ao maior cargo do Executivo do estado. Embora ainda não esteja filiado, e ainda não tenha uma data específica para tal, disse que a adesão só depende de uma conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para bater o martelo.

Sua proximidade ainda maior com o partido ficou escancarada durante a campanha nas eleições municipais deste ano, tendo em vista as vultuosas doações que fez para candidatos da sigla em todo o país. Esse é um dos critérios enumerados por ele para ingressar no PL.

“A tendência é eu entrar no PL, porque acabei apoiando vários candidatos do PL, o presidente Bolsonaro, nosso grande líder, está no PL. Tenho um ótimo relacionamento também com o presidente Ananias (Filho, estadual), o presidente Valdemar (da Costa Neto, nacional). Ou seja, existe toda uma conjuntura favorável a eu entrar no PL”, citou, durante evento de fortalecimento na sigla em Mato Grosso, na noite desta segunda-feira (02), em Cuiabá, durante coletiva de imprensa. 

Mesmo reconhecendo que é preciso um tempo de amadurecimento para a tomada de decisão pela legenda, o empresário disse que pretende conversar, nos próximos meses, pessoalmente com Jair Bolsonaro. “Não conversei ainda, mas depois dessa conversa, a coisa deve andar”.

Mesmo sendo cortejado por outras siglas, Balbinotti disse que sua tendência é o PL, mas que já recebeu inúmeros convites, inclusive de partidos que se coligaram ao PL nas últimas eleições.

“A princípio, a minha vontade é estar junto com o presidente Bolsonaro no PL, mas eu estou colocando uma candidatura que é para ir em frente, e ela precisa ir, independente de partido. Mas, com certeza, o PL é a minha grande opção... Vários partidos (já o convidaram), que inclusive estavam nas coligações junto com o PL, que tem oportunidade sim de entrar. Mas, como eu falei, o PL é realmente o caminho que eu devo seguir”.

Tendo em vista, que o senador Wellington Fagundes (PL), segue firme em sua intenção de disputar o governo de Mato Grosso em 2026. O parlamentar que acumula quase 30 anos de história no PL, é amplamente reconhecido dentro da sigla como o “candidato natural” ao cargo. No entanto, sua candidatura não é unânime dentro do partido.

Ele enfrenta resistência, principalmente entre setores mais radicais do bolsonarismo, que questionam sua fidelidade ao movimento conservador devido à sua trajetória política anterior, quando foi aliado de governos petistas. Esse contexto, de fato, gera tensões internas que devem ser levadas em consideração nas futuras articulações do PL​.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation