ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Ao lado de três ministros do governo federal, o candidato a prefeito e médico Lúdio Cabral recebeu o apoio de profissionais de diversas categorias da saúde e se comprometeu a fazer uma revolução no setor em Cuiabá, na Roda da Saúde realizada na noite de quinta-feira (17). O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e o ministro interino da Cultura, Márcio Tavares, endossaram as propostas de Lúdio para a saúde e para diversos outros setores, reforçando que as portas em Brasília estão abertas para Lúdio trazer recursos para Cuiabá.
Crédito das foto: Júnior Silgueiro
Alexandre Padilha, que também é médico, contou que conheceu Lúdio há 30 anos, na luta pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelas vacinas. “Pelo seu compromisso e por sua parceria com o governo federal, Lúdio vai fazer a maior transformação na saúde que Cuiabá já viu”. O ministro também analisou o cenário das eleições. “Olhe para e sua família e olhe para os dois candidatos. Qual deles está mais preparado para cuidar dos seus filhos? Qual deles está mais preparado para cuidar de Cuiabá?”, indagou o ministro.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"O Dr. Lúdio foi aluno da UFMT, é médico, tem uma vice com muitas qualidades, e é o único que está apresentando um programa de governo para a cidade. Se as pessoas chegarem nas suas casas, olharem para os seus filhos, compararem os candidatos e pensarem em quem você quer que cuide da sua cidade, quem tem mais condições de levar saúde para a sua família, quem vai cuidar da escola do seu filho, e vai aproveitar melhor as oportunidades de investimento do governo federal? [...] É só comparar. Vai ser uma vitória não do PT, não é de um partido, vai ser uma vitória de quem está apresentando programa de governo para Cuiabá. Estamos muito confiantes com a candidatura do Dr. Lúdio Cabral aqui em Cuiabá", arrematou Padilha.
Para o ministro Carlos Fávaro, a coligação “Coragem e Força pra Mudar” representa um futuro de paz para Cuiabá, que nos últimos anos vem sofrendo com os efeitos da briga política. Ele afirma que os candidatos têm força e responsabilidade para inovar as políticas públicas. “Esse time agora tem a possibilidade de mudar a história de Cuiabá, tem a oportunidade de fazer de Cuiabá uma cidade melhor para todos. Não tenho dúvida que o melhor prefeito de Cuiabá nascerá no dia 27 de outubro com a vitória de Lúdio nestas eleições”, afirmou.
No mesmo sentido, o ministro Marcio Tavares destacou que a campanha de Lúdio e Rafaela propõe união e reconstrução. “Com a força da presidência, dos ministros e de todos aqueles que querem fazer da cidade um lugar melhor para se viver. É com esse sentimento que Cuiabá pode e vai ter um governo que vai atuar com participação e construção coletiva junto às comunidades.”
“Tenho certeza de que vamos fazer do sistema de saúde de Cuiabá um exemplo para o Brasil e para mundo nos próximos anos, porque vamos construir esse sistema juntos, ao lado dos mais de 6 mil profissionais de saúde do município”, disse Lúdio, que é médico e servidor do município com 28 anos de atuação em postos de saúde da capital. “Essa é a eleição da saúde e Cuiabá terá o primeiro prefeito médico de sua história, o primeiro prefeito servidor público”, acrescentou.
Por sua vez, a candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro destacou que o encontro com os profissionais da saúde foi um dos mais importantes da campanha, considerando que 80% da população aponta a saúde pública como o maior problema da cidade. “Hoje nós temos aqui vários profissionais que vão nos ajudar a resolver esse problema. Cuiabá tem a chance de ter pela primeira vez um prefeito médico, que sabe que a valorização de cada servidor é o caminho para sanar esse problema.”
Representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Bruna Santiago agradeceu a coragem de Lúdio e Rafaela nas eleições. “Estamos muito felizes por vocês terem tido a coragem de enfrentar esse processo eleitoral. Precisamos de um prefeito e de uma vice-prefeita que tenham a disponibilidade e a sensibilidade de ouvir, de estar ao nosso lado para promover mudança com parceria. Do outro lado, querem nos derrubar trazendo o medo, mas o medo não traz avanço e não faz caminhos, só afasta.”
Lúdio e Rafaela Fávaro assinaram 9 cartas com compromissos para a reestruturação da Saúde e para a garantia de condições de trabalho e dignidade de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e outros trabalhadores. São compromissos com o Sindicato dos Fisioterapeutas, Movimento pelo Fortalecimento do SUS em Cuiabá - Instituto de Estudos em Saúde em Cuiabá, da Enfermagem Cuiabana, das Práticas Integrativas e Artererapia, da Saúde Mental em Mato Grosso, do Coletivo de Assistentes Sociais e dos Representantes dos Agentes de Farmácia. Também foram firmados compromissos pela defesa do Hospital Sarah Kubitschek em Cuiabá, das pessoas vivendo com HIV/Aids e com o Grupo de União e Consciência Negra.