PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi designado, por meio do sistema de distribuição eletrônica de processos, para ser o relator do inquérito que investiga os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O caso estava tramitando no Superior Tribunal de Justiça. A mudança ocorreu nesta última quinta-feira (14), após a Corte identificar que um dos investigados tem foro privilegiado.
O inquérito está em segredo de Justiça, e ainda não é possível obter os motivos que levaram a Polícia Federal (PF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o processo tramitava, a enviarem o caso ao Supremo. E não há detalhes do novo alvo das investigações, que pode ser uma autoridade federal, como ministros, deputados, senadores. Nas questões criminais, cabe ao STF o julgamento de autoridades com foro privilegiado.
A vereadora e o motorista Anderson Gomes foram baleados dentro do carro em que transitavam, no dia 14 de março de 2018, na região central do Rio de Janeiro.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Em outro processo sobre a investigação, o policial militar reformado Ronnie Lessa deve ser levado a júri popular. Ele é acusado de ser um dos executores dos assassinatos. Contudo, diante do acordo de delação premiada assinado com os investigadores, ainda não é possível saber se ele continuará preso.