ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A ministra da cultura, Margareth Menezes, que havia confirmado participação em evento realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso e também em Encontro de Gestores Municipais de Cultura, ambos nesta quarta-feira (27), cancelou sua presença devido a conflito de agenda. Margareth iria falar no seminário, que leva o nome do projeto, que será aberto a todo o público.
A abertura do projeto Caminhos das Águas Fortalecendo Fazeres e Saberes Artístico e Culturais será às 08h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O encontro conta com a presença Fabrício Carvalho, pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, e o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, Fabiano Piúba. A diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, e a coordenadora Educativa do Projeto Caminhos das Águas, Amanda Cuesta também, o professor Ismar de Oliveira Soares, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e a escritora Luciene Carvalho, primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil.
Com parceria do Ministério da Cultura, o projeto tem como objetivo fomentar ações educativas e culturais, por meio de bolsas, em lugares mais distantes dos grandes centros e capitais.
O projeto faz parte do Programa Olhos d’água, que busca firmar parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs) para selecionar projetos de formação continuada em arte, cultura e pensamento com investimento total de R$ 20 milhões.
Programação
Quarta-feira
10h: abertura oficial / apresentação das ações culturais em 2024
15h: aspectos jurídicos sobre fomento e os marcos regulatórios da cultura
Quinta-feira
8h30: orientações do MinC sobre “Gestão da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc”
10h30: debate “Direitos Culturais e a Cultura como Política Pública de Combate às Desigualdades”