Cuiabá, 04 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 17:05 - A | A

03 de Abril de 2024, 17h:05 A- A+

Política e Eleições / DESENVOLVIMENTO

Ministério da Integração e governo de MS alinham criação de polo de irrigação no Estado

O secretário Jaime Verruck, o secretário-executivo Rogério Beretta e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional debateram nesta terça-feira (2), sobre a criação de polo de irrigação no Estado

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Governo de Mato Grosso do Sul, através do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semadesc), Jaime Verruck, o secretário-executivo e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) debateram nesta terça-feira (2), em reunião virtual, sobre a criação de polo de irrigação no Estado. Também participaram do debate representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Departamento de Irrigação (DIR), CNA, AIEMS, APAI, Sistema Famasul, Aprosoja, Inovagri, Embrapa e o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Atualmente existem no Brasil 12 polos apoiados pelo Governo Federal, que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Segundo o Ministério, os polos são uma iniciativa voltada a apoiar e a desenvolver a produção agrícola sustentável nas regiões em que o uso da irrigação tem grande representatividade. Segundo o secretário Jaime Verruck, a irrigação tem tido forte expansão no Mato Grosso do Sul.

"Temos desafios como a oferta de energia e a logística. Mas é um projeto prioritário do governador Eduardo Riedel", salientou. Ele lembra ainda que o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) tem linhas específicas para o setor já priorizadas.

"Os produtores podem buscar recursos do FCO para projetos", frisa Verruck. Neste ano foram mais de R$ 20 milhões em projetos de irrigação aprovados pelo FCO em inúmeros municípios do Estado como Dourados, Nova Andradina , Itaporã e Bandeirantes.

Plano estadual

De acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta, que também acompanhou o encontro, a Semadesc já prepara um Plano Estadual de Irrigação e a criação de um polo junto com o Ministério de Integração e Desenvolvimento (MIDR), será mais um passo nesta direção.

"Estamos fazendo um diagnóstico para verificar as potencialidades da atividade no Estado, e qual a região mais adequada para receber o polo de Irrigação com ajuda do Govenro federal. Por isso no encontro ficou definido que faremos um estudo sobre os prováveis locais, para depois novamente nos reunirmos com o Ministério e dar andamento neste projeto", finalizou Beretta.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation