Cuiabá, 15 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 16:40 - A | A

25 de Setembro de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / EM PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL

Médico diz que Lúdio vai garantir comida saudável para as crianças da rede escolar de Cuiabá

Alimentos saudáveis serão produzidos pela agricultura familiar, que será fortalecida no município e

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O médico, professor e pesquisador da UFMT Wanderlei Pignati apontou que a alimentação 100% orgânica nas escolas e creches, proposta pelo candidato a prefeito Lúdio Cabral, vai colocar comida saudável nos pratos das crianças de Cuiabá. O projeto ultrapassa o âmbito da saúde e da educação e também vai fortalecer a agricultura familiar, além de gerar emprego e renda.

“Lúdio é uma pessoa estudiosa, honesta, um médico que sempre atendeu na saúde pública e é um candidato que escreve o que vai fazer. Inclusive, eu peço para as pessoas levarem as propostas de campanha para ele e cobrarem. Sei que ele vai atender porque é bastante aberto e atende todo mundo”, avaliou Pignati.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

Ao avaliar que atualmente Lúdio Cabral é o deputado estadual que mais defende a saúde integral e o meio ambiente, Pignati reforçou que acredita na capacidade técnica do candidato e no auxílio do governo federal para que esses projetos sejam concretizados na Capital nos próximos anos.

O pesquisador, membro do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador, destacou a necessidade de produzir alimentos sem utilização de produtos que causem doenças nos seres humanos. De acordo com o plano de governo participativo da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, liderada por Lúdio, estes alimentos serão adquiridos da agricultura familiar, orientada para uma produção orgânica e ecológica, e fortalecida pela ampliação do percentual de aquisição de alimentos com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para além do previsto na legislação federal.

O estímulo ao consumo de hortifrutis e a redução da dependência de ultraprocessados vai favorecer o crescimento e desenvolvimento de quase 60 mil alunos da rede municipal. “Isso vai trazer saúde para nossa população e para nossas crianças, que precisam ser melhor cuidadas. Isso é saúde, isso é vida!” avaliou o médico.

Para ele, o trabalho se relaciona com a saúde em sua definição mais ampla. “A saúde é muito mais do que a assistência nos hospitais. Ela perpassa habitação, alimentação, trabalho... Tem que começar nos bairros, nas casas, com alimentação e saneamento básico, o que é a proposta do Lúdio e é a proposta fundamental da saúde.”

O acesso à alimentação saudável não será restrito às escolas. Considerando que cerca de 90 mil pessoas estão em extrema pobreza na Capital, segundo o CAD Único, o candidato propõe a criação de uma rede de restaurantes populares, com uma unidade em cada região, dando saída à produção da agricultura familiar. A compra dos produtos poderá ser garantida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O plano de governo prevê ainda a criação de um programa de aquisição de alimentos municipal e de um banco de alimentos para comprar a produção da agricultura familiar. Representantes das cadeias produtivas como a da mandioca, banana, leite e pequenos animais também receberão assistência técnica.

Do ponto de vista econômico, as estratégias para o setor resultarão na geração de emprego e renda, incentivando a diversificação e fomentando a produção, industrialização e comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos. Para tanto, as políticas públicas para o setor contarão com orçamento específico.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation