Cuiabá, 22 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 16:23 - A | A

15 de Maio de 2024, 16h:23 A- A+

Política e Eleições / EVENTO GLOBAL EM NY

“Mato Grosso tem um grande potencial é necessário continuar investindo com responsabilidade e eficiência"

O governador reforçou os potenciais de Mato Grosso para a atração de investimentos, ao lembrar que o estado já é o maior produtor de etanol de milho do país, e o segundo em etanol de cana.

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O governador de Mato Grosso (União Brasil) participou do painel “Invest In Brazil: as oportunidades dos governos” e defendeu a  eficiência e afirmou que o Brasil pode liderar o  setor da economia verde. A fala ocorreu durante a terceira edição do Summit Valor Econômico Brazil - USA, em Nova Iorque (EUA), nesta quarta-feira (15). Confira o vídeo completo na matéria abaixo.

A semana brasileira em Nova York e no dia do 'Person of the Year', o Valor Econômico reúne empresários, autoridades e especialistas para discutir temas essenciais na relação dos dois países. Entre os temas abordados: o efeito dos juros nas principais economias do planeta e como isso afeta o Brasil; as eleições americanas; a estabilidade do ambiente de negócios do Brasil; economia verde e transição energética e agronegócios. 

O evento marca os 200 anos de relações diplomáticas Brasil - Estados Unidos e o início das celebrações de 25 anos do Valor Econômico, a serem completados em maio de 2025.

O objetivo do encontro é debater sobre as oportunidades e desafios atuais no cenário econômico brasileiro, e abordar as principais iniciativas que podem impulsionar o crescimento sustentável do país.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

O chefe do Executivo Estadual abriu o encontro elogiando o estado de Mato Grosso e o Brasil pela grande potencialidade no setor do agronegócio. Segundo Mendes, o Brasil evolue, mas não evolue na dimensão  das sua capacidades e das suas competências e fazendo um comparativo com a Ásia, o Brasil caminha em uma capacidade menor.

"Se nós não formos capazes de encontrar verdadeiramente um modelo de desenvolvimento e crescimento um pouco mais acelerado, essa distância provavelmente  aumentará nos próximos  anos, nas próximas décadas".  O Brasil é hoje um grande exportador de  commodes minerais alimentares. O estado de Mato Grosso tem a honra de ser o estado que tem a maior presença no agronegócio brasileiro. O  setor que é desenvolvido  em todos os estados: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte. Do Espírito Santo ao Acre. Nós temos uma presença forte e relevante desse setor em todos esses estados". Nós temos grandes potencialidades de continuar crescendo, produzindo proteínas animais, transformando isso em proteínas animais. É uma competência que o Brasil desenvolveu e que hoje é talvez o setor mais relevante e mais abrangente da nossa economia".

“O Brasil se posiciona estrategicamente para se destacar no cenário global, impulsionando um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, mas que precisa assumir por completo esse protagonismo. Mato Grosso segue vivenciado um crescimento econômico significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo agronegócio, investindo em logística e infraestrutura. Hoje nós temos uma grande responsabilidade social de atuar junto a uma política de preservação que busca reduzir drasticamente os riscos ambientais e a escassez ecológica”, afirmou. 

Segundo o governador, o Estado de Mato Grosso tem focado em trazer eficiência à gestão pública, como forma de melhorar a qualidade de vida da população e trazer investimentos. 

“Mato Grosso tem um grande potencial de desenvolvimento e crescimento, mas para isso é necessário continuar investindo com responsabilidade e eficiência. Ser eficiente é arrecadar melhor, gastar melhor, e fazer todas as demais políticas públicas, gerando qualidade de vida e desenvolvimento. Hoje 20% de tudo que arrecadamos em impostos se transforma em investimentos”, ressaltou. 

O governador reforçou os potenciais de Mato Grosso para a atração de investimentos, ao lembrar que o estado já é o maior produtor de etanol de milho do país, e o segundo em etanol de cana.

“Temos perspectiva de nos tornar o maior produtor de biocombustíveis do país, e com isso contribuir para a descarbonização, que é um esforço mundial. Temos oportunidades na área de concessões, de mineração, e em muitas outras. Mato Grosso tem um modelo de Brasil que dá certo”, completou.
Também participaram do painel os governadores: Helder Barbalho (Pará), Claudio Castro (Rio de Janeiro), Ratinho Junior (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Raquel Lyra (Pernambuco) e o secretário de Fazenda do município de São Paulo, Luis Felipe Arellano.



Agenda nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira (16), Mauro deverá se encontrar com a equipe da Google Cloud e do parceiro Xertica, para falar sobre as soluções inovadoras para os atuais desafios e necessidades do governo.

O governador retorna para o Brasil no próximo sábado (18), retomando o comando do Executivo Estadual.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO