ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O vereador Dilemário Alencar (União) tem que retirar, de forma imediata, por ordem judicial, postagens de suas redes sociais que atacam a honra e a reputação do candidato à Prefeitura de Cuiabá pelo PT, Lúdio Cabral. A decisão, que atende ação movida pela coligação ‘Coragem e Força para Mudar’, foi proferida em caráter liminar e estabelece multa diária no valor de R$ 10 mil, caso não seja obedecida, até que a decisão final seja dada.
Conforme a argumentação da representação eleitoral por propaganda irregular movida pela coligação, acolhida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Moacir Rogério Tortato, o vereador estaria disseminando fake news que atacam diretamente a imagem do candidato, associando-o a figuras políticas com histórico reprovável e insinuando proteção ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“Destaca-se que o conteúdo veiculado extrapola os limites da liberdade de expressão, configurando propaganda eleitoral irregular e prejudicial à lisura do processo eleitoral”, apontou a coligação.
O juiz entendeu que, conforme apontado, existiam elementos suficientes para conceder a tutela de urgência e a determinação de que o vereador, que foi reeleito no último dia 6, retire as postagens ofensivas a Lúdio. A decisão é deste domingo (20).
Na semana passada, a Justiça Eleitoral proibiu Dilemário de afirmar nas redes sociais que o candidtato Lúdio Cabral defende o aborto, liberação das drogas e ideologia de gênero nas escolas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Assim, acolho o pedido liminar para determinar a remoção imediata do conteúdo veiculado pelo representado, que ataca a honra e a reputação do candidato Lúdio Cabral, sob pena de multa diária no valor de 10.000,00 (dez mil reais), até que a decisão final seja proferida”, determinou.
Em consulta desta segunda-feira às redes sociais do parlamentar, foi possível averiguar que as postagens ainda não foram retiradas.