ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá, derrotou outras 15 magistradas e conquistou a vaga de desembargadora que estava aberta desde maio deste ano. Foram analisados os currículos das concorrentes e depois o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu quem ocuparia o cargo, pelo critério de "merecimento".
Essa é a primeira vez que essa metodologia foi adotada pelo TJMT para a ascensão de um juiz para o segundo grau da magistratura. Dessa forma, as vagas de merecimento passam a ser ocupadas, no mínimo, 40% de mulheres.
Com a mudança no critério por meio da resolução 525/2023, uma mulher assumiu a vaga do desembargador Luiz Carlos da Costa, que faleceu em maio. A posse da nova desembargadora foi realizada nesta terça-feira (20), às 16 horas, no Plenário do TJMT.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Com 26 anos de carreira, Anglizey já passou por Varas como a de Fazenda Pública e da Infância e Juventude. Além de estar na 1ª Vara Cível, ela também fazia parte do Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais. Antes de conseguir transferência para Cuiabá atuou nas comarcas de Colíder, Juscimeira, Jaciara, Cáceres, Itiquira, Rondonópolis e Várzea Grande.
Além de Anglizey também disputaram a vaga as juízas Juanita Duarte, Sinii Ribeiro, Ester Nunes, Lúcia Peruffo, Eulice Cherulli, Gleide Bispo, Mônica Siqueira, Amini Haddad, Ana Cristina Mendes, Celia Vidotti, Suzana Ribeiro, Rita de Barros, Edleuza Zorgetti, Christiane Neves e Tatiane Colombo.
Posse - Apoio de amigos e parentes
Uma vida de dedicação ao conhecimento. A frase resume um pouco da trajetória da mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Anglizey Solivan de Oliveira, ao Judiciário Mato-Grossense, na tarde desta terça-feira (20). Em sua trajetória, o apoio da família e amigos foi essencial para assumir ao cargo de desembargadora, pelo critério de merecimento.
A conquista da desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira foi acompanhada por seus pais, Gercino Soares de Oliveira e Maria Salete de Oliveira, que orgulhosos recordaram o caminho percorrido pela filha até aqui.
“É um sentimento grandioso. Uma grande felicidade ver a pessoa pela qual ela se tornou. Uma mulher honesta, trabalhadora e determinada. Minha companheira”, declarou Maria Salete de Oliveira, ao abençoar a nova jornada da filha. “Todas as noites, eu ia buscá-la na universidade e vejo que trilhamos um caminho maravilhoso e todos estamos realizados”.
Já Gercino Soares de Oliveira, teve dificuldade de encontrar palavras para falar da filha. O pai acompanhou, com admiração, cada conquista. “Sempre ficávamos surpresos ao ver a dedicação dela até chegar à magistratura. É impressionante ver a capacidade que ela tem de atuação e a responsabilidade que assume durante os julgamentos”.
Para Adriana Oliveira, a irmã é uma inspiração para toda a família e já faz previsões de quem será a desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira. “Ela é uma pessoa vocacionada, nasceu para isso. Todos que dependerem de suas decisões terão o seu direito resguardado. O que há de mais bonito nela é isso, o caráter, o consenso, o apego à lei. O cuidado em vê que quem está atrás do processo são pessoas. Seu perfil humanizado de fazer justiça faz com que ela exerça um papel irretocável”.
Durante a posse, a presença da família tornou o momento especial para a nova desembargadora do TJMT.
“Dedico este momento, único e especial da minha vida, ao meu filho, Guilherme, que é a luz dos meus dias e a razão da minha vida. Hoje estou com ele experimentando essa alegria. Valeu, tudo valeu a pena. Agradeço aos meus amigos, que são meu alicerce. Se eu consegui chegar até aqui porque fui muito amparada, hoje na minha casa tinham 35 buques até o meio-dia. Que eu possa cumprir a missão com empatia, humildade, compromisso e serenidade, muito obrigada.
Nascida em Tapira (PR), a desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira Ingressou na magistratura em 1998. Atuou nas comarcas de Colíder, Juscimeira, Jaciara, Cáceres, Itiquira, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
Ao longo desses 26 anos de carreira, acumulou experiência em Varas de Fazenda Pública, Infância e Juventude, Família e Sucessões. Em Cuiabá, é titular da 1ª Vara Cível e designada também no Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais.
#Paratodosverem - Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: primeira imagem - fotografia colorida registrando o momento em que a desembargadora Anglizey está sendo conduzida pelos desembargadores Orlando Perri (Decano do TJMT) e Hélio Nishiyama (mais moderno), para assinatura do termo de posse. Segunda imagem: fotografia colorida. Na primeira fileira do plenário estão os parentes da desembargadora. Da esquerda para a direita estão a mãe e o pai, na sequencia o filho e o pai do filho da desembargadora. Na outra extremidade estão as irmãs da desembargadora. Todos estão em pé. Terceira imagem: a fotografia destacada os pais, bem como o filho e o pai do filho da desembargadora.