Cuiabá, 08 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 16:40 - A | A

26 de Julho de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / EM FESTIVAL

Governo Federal anuncia medidas que atendem reivindicações da Agricultura Familiar

Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo participa do evento que fortalece a agricultura familiar

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, o FESTIVAL “Cultivando Saberes, Sabores e Tradições" e a Feira Nacional da Agricultura Familiar” pretendem reunir pelo menos 2000 pessoas até dia 28 de julho para fortalecer relações sociais solidárias, a cultura local e os saberes tradicionais.

A Secretaria-Geral recebeu, em março desse ano, a pauta de reivindicações da agricultura familiar chamada PAC da Agricultura Familiar e a partir dela está construindo o segundo caderno de respostas à confederação. O primeiro caderno foi entregue à entidade em 2023 com todas as ações que os ministérios iriam preparar para atender cada um dos pontos de reivindicação dos agricultores familiares do Brasil.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Durante o evento, o ministro Márcio Macêdo participou da assinatura de medidas que atendem parte das reivindicações apresentadas pela agricultura familiar no ano passado. E destacou a importância do trabalho do governo voltado para a população que mais precisa. “Os ricos se viram. Governo precisa ter política pública para atender quem mais precisa. O governo é para todos, mas a prioridade é e tem que ser para o povo trabalhador do Brasil, as medidas que anunciamos aqui mostram essa prioridade” disse Márcio Macêdo.

Com fala direcionada aos agricultores e agricultoras do país, Paulo Teixeira expressou a gratidão pelo trabalho prestado. “Vocês são extremamente importantes para o desenvolvimento do país. São gerações de trabalhadores e trabalhadoras rurais que resistem e que ajudam a alimentar o Brasil.”  afirmou Teixeira.

Uma das medidas mais esperadas foi a assinatura da portaria de criação do Assentamento Chapadinha, no Distrito Federal, com 453 hectares e capacidade para 41 famílias produtoras de morango orgânico. O ministro Márcio Macêdo visitou os produtores do Chapadinha no início desse ano e prometeu colaborar no processo de regularização do local que produz toneladas de alimento orgânico. O Assentamento Triangulo, em Goianésia do Pará, com 2.538 hectares e capacidade para 125 famílias também teve sua portaria de criação assinada durante o evento. Durante o festival também foi anunciada a obtenção de outras seis áreas no estado do Pará, que somam o total de 17.988 hectares e atenderão famílias da CONTRAF.

Programa Terra da Gente

Os ministros anunciaram o lançamento de 109 editais de seleção que atenderão 7.582 famílias e a homologação de 3.096 novas famílias na Relação de Beneficiárias do PNRA, por meio da conclusão de 58 Editais já lançados. Outra medida anunciada foi o pagamento de créditos instalação no valor R$163.043.500,00 em todo o Brasil, no ano de 2024.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation