Cuiabá, 13 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 07:45 - A | A

25 de Junho de 2024, 07h:45 A- A+

Política e Judiciário / OPERAÇÃO PANTANAL 2024

Governo de MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais

O decreto publicado nesta segunda-feira (24), no Diário Oficial do Estado, tem o prazo de 180 dias

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O governador Eduardo Riedel declarou situação de emergência nos municípios do Estado afetados por incêndios florestais, abrangendo parques, áreas de proteção e preservação de todos os níveis (nacionais, estaduais ou municipais), bem como em situações de propagação de fogo descontrolado ou em qualquer vegetação que possa impactar negativamente a qualidade do ar. O decreto, publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial do Estado, tem validade de 180 dias.

Durante esse período, todos os órgãos estaduais estão autorizados a se mobilizar sob a coordenação da Defesa Civil do Estado para executar ações de resposta ao desastre, reabilitação dos cenários afetados e reconstrução.

Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular. Ficam dispensadas as realizações de licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada a urgência para não comprometer a continuidade dos trabalhos (públicos), em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

A situação de emergência foi decretada em função de vários fatores, entre eles o período de seca que Mato Grosso do Sul vem enfrentando, com estiagem prolongada em grande parte do território, o que acarretou aumento exponencial dos focos de calor. Também os impactos das queimadas para agropecuária pantaneira, com prejuízos expressivos, tanto nas perdas econômicas, como na questão ambiental, em relação a vegetação, solo, fauna, bens materiais e segurança da vida humana.

Combate

O Governo do Mato Grosso do Sul está com várias frentes de atuação para combater os incêndios florestais no Estado, com foco principal na região do Pantanal. As equipes estão realizando um trabalho coordenado e integrado, utilizando aeronaves e helicópteros para o combate aéreo e contando com bombeiros, brigadistas e a cooperação dos pantaneiros para o combate no solo. Essas ações visam chegar rapidamente aos locais com focos de incêndio e realizar a extinção das chamas de forma eficaz.

Este trabalho articulado tem o uso de tecnologia de ponta para identificar os focos (incêndios) e assim direcionar as equipes para combater os incêndios.

Todas as ações de combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul são coordenadas pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que organiza e transmite as diretrizes para as operações tanto no campo quanto para as aeronaves envolvidas. Além do uso de imagens de satélite, drones desempenham um papel crucial na identificação precisa dos focos de incêndio, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente das equipes no terreno. Essa integração de tecnologias e estratégias é fundamental para enfrentar os desafios decorrentes dos incêndios florestais na região, especialmente no Pantanal.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation