ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (UB) pediu à bancada de Mato Grosso, no Congresso Nacional, para que interceda junto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no sentido de conseguir uma resposta rápida quanto a emissão do licenciamento, autorizando o governo a realizar uma obra emergencial na região do Portão do Inferno, na MT-251.
“Eu acredito que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, vai fazer essa análise rápida e certa como o caso requer. Eu vou pedir aos nossos senadores e a bancada federal que faça essa interlocução”, disse o governador à imprensa nesta terça-feira.
Caso não haja uma sinalização ou que a resposta seja negativa, o governador pretende retirar todas as medidas de contenção que o estado tem realizado no local, jogando a responsabilidade inteiramente para o Governo Federal.
“Se falar não, vou tirar aquela mobilização nossa lá e deixar o pau torar, porque não é possível que diante de um impacto tão grave, comprovado, as autoridades federais não se sensibilizem”, disse.
Na semana passada, Mendes anunciou a obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno, na Estrada de Chapada, como é conhecida a rodovia estadual MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
A obra de acordo com o Governo de Mato Grosso, prevê uma pequena alteração no traçado da rodovia e custará R$ 30 milhões com contrato já assinado com a Lotufo Engenharia. Porém, ela só iniciará cinco dias após os órgãos federais (Ibama e ICMBio) derem as devidas autorizações e licenças.
"Essa semana vou cobrar novamente deles. È um pedido emergencial, em que o mínimo que possamos esperar é uma resposta rápida", explicou o governador.
Segundo Mauro Mendes, o Governo do Estado não tem um 'plano B' para resolver a situação. E, caso não obtenha aval dos órgãos federais, os motoristas que passam pela região, seguirão correndo riscos com os desmoronamentos do paredão do Portão do Inferno. "Se falar que é não, vou tirar aquela mobilização nossa lá e deixar o 'pau torar'. Não é possível que diante de um fato tão grave, tão bem comprovado, que as autoridades federais não se sensibilizem. Mas, acredito que o presidente do Ibama fará a análise correta, célere, como o caso requer", observou o governador, que pedirá empenho dos senadores e deputados federais do Estado para resolver a questão.
A obra é um processo de terraplanagem que vai permitir estabilizar as formações rochosas e evitar novos deslizamentos por meio de cortes ou aterros nos taludes (terreno inclinado, encosta) originalmente existentes para obter a estabilização do mesmo.
Segundo Mendes, a obra vai durar 120 dias, porém, só pode começar após a autorização Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O custo será de R$ 29 milhões.
Desde o fim de 2023, o trânsito na região do Portão do Inferno vem funcionando no sistema "Pare e Siga". Quando são necessárias intervenções ou chove na região, ele é interrompido 100%.
Em relação ao ICMBio, o governador anunciou que técnicos da Secretaria de Infraestrutura ainda se reunirão com os representantes do órgão para explicar o projeto.
Desde que os desmoronamentos iniciaram no Portão do Inferno, uma parcela de deputados estaduais tem defendido a construção da MT-030, que ligará Cuiabá a Chapada dos Guimarães num trajeto até mais curto que a MT-251. Porém, Mauro Mendes explicou que, entre licenças a serem obtidas e execução da obra, isso demoraria cerca de 4 anos numa situação otimista. "Não é uma solução para um problema emergencial, que pode ser resolvido em 120 dias", pontuou o governador Mauro Mendes.
Sinfra-MT
