ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, destacou na última sexta-feira (30), durante visita a Cuiabá para um ato da sigla, a importância da candidatura de Rafaela Fávaro como vice-prefeita ao lado de Lúdio Cabral na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, pela Coligação Coragem e Força para Mudar.
Para Gleisi, a presença de uma mulher na coligação não só simboliza um avanço na luta pela igualdade de gênero, mas também ressalta a importância da sensibilidade feminina na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"Eu vejo que o Lúdio está super preparado junto com a Rafaela, que tem sensibilidade. Acho muito importante ter uma mulher na chapa; as mulheres precisam ser sensibilizadas para isso, porque elas entendem o que é serviço público, o que é ficar no posto de saúde e não ter médico, o que é correr com o filho numa UPA, o que é precisar de vaga de creche e não ter, o que é viver numa rua escura", afirmou Gleisi Hoffmann.
Segundo ela, a candidatura de Rafaela Fávaro representa as mulheres de Cuiabá que enfrentam diariamente desafios em serviços públicos e infraestrutura urbana.
"As mulheres entendem muito bem o que é isso, o medo em relação à segurança dos filhos. Então, temos que falar muito pelas mulheres", completou Gleisi Hoffmann.
Durante a campanha eleitoral, Rafaela tem defendido propostas que beneficiam diretamente as mulheres de Cuiabá. Uma delas é a garantia de que 50% do secretariado será composto por mulheres, um compromisso antecipadamente firmado com Lúdio.
Rafaela afirmou que a parceria com Lúdio tem dado certo porque eles compartilham o mesmo interesse na defesa dos direitos das mulheres.
“Lúdio sempre demonstrou um forte compromisso com as questões femininas, como a igualdade de gênero, a saúde das mulheres e o combate à violência doméstica. Nossa parceria é baseada no empenho em construir políticas públicas que promovam verdadeiramente a equidade e os direitos das mulheres", pontuou.
Rafaela enfatiza também a necessidade de criar um sistema de saúde pública mais inclusivo, que atenda às mulheres em todas as fases da vida e ofereça suporte maior nas especialidades médicas, com foco na prevenção de doenças graves.
Entre as propostas de Lúdio no combate à violência contra a mulher e apoio às vítimas estão a criação de mais casas de acolhimento, o fortalecimento dos órgãos municipais especializados no atendimento à mulher, e a ampliação de programas de conscientização e educação sobre os direitos das mulheres.