ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ligação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao final da tarde desta quinta-feira (07). A conversa durou cerca de 30 minutos.
O presidente Lula recebeu do presidente Biden a confirmação de sua vinda ao Rio de Janeiro, para participar da Cúpula do G20. Biden confirmou também a decisão do governo estadunidense de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Ambos trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus (AM), antes da Cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos. Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo - a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores – e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma das principais iniciativas da presidência do G20 do Brasil, refletindo o compromisso do presidente Lula com a causa social, tanto nacional quanto globalmente.
Valor multiplicado
Quando um país doa ou empresta um dólar, esse valor é transferido, mas quando um país contribui com um dólar para uma IFI, esse valor pode ser multiplicado em aproximadamente quatro vezes. Nesse sentido, a Aliança Global defende reposições de capital ambiciosas para as IFI e reformas que as tornem maiores, melhores e mais eficazes, de acordo com roadmap para reformas dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento aprovado por consenso, ontem, o que é outro marco importante para a Trilha de Finanças do G20.