Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 16:00 - A | A

20 de Maio de 2024, 16h:00 A- A+

Política e Eleições / CONCEITO EDUCACIONAL

Durante lançamento de obras em escola, governador Caiado destaca importância da educação profissionalizante

Nesta segunda-feira (20), foi iniciada uma das maiores obras do sistema S no Brasil, na Escola Sesi Senai Jardins, em Goiânia

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (20), foi iniciada uma das maiores obras do sistema S no Brasil, na Escola Sesi Senai Jardins, localizada na região Sul de Goiânia. A expectativa é que a unidade seja concluída em 16 meses e passe a oferecer ensino integral do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, atendendo a 2,3 mil alunos.

Durante a solenidade de lançamento das obras, o governador de Goiás Ronaldo Caiado destacou a educação profissionalizante como uma ferramenta essencial para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. “É um passo adiante naquilo que desejamos para Goiás: formar jovens capacitados para se destacar. Essa obra que será uma oficina de qualificação, de lapidação de todos os estudantes, o que tem um valor inestimável”, afirmou.

Ainda de acordo com Caiado, esse tipo de investimento faz com que as empresas “voltem os olhos para Goiás”, pois forma mão-de-obra de acordo com as necessidades do mercado, principalmente na área de tecnologia.

Reprodução

24035e8a-b9c6-4127-b1fc-9d1151e0ae65.jpg

Para o vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, que também participou da cerimonia, a escola “vai formar os mais altos executivos do futuro e os mais valorosos trabalhadores, criando oportunidade para Goiás receber investimentos, com uma mão de obra qualificada para liderar projetos”.

A escola Sesi Senai se soma a iniciativas do Governo de Goiás para ampliar a oferta de ensino profissionalizante, por meio das Escolas do Futuro e dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), que possuem vagas abertas para cursos gratuitos em todas as regiões do estado.

“Já temos nossas Escolas do Futuro, nossos Cotecs, mas essa parceria com o Sistema S é importante para conseguir atender a todos os alunos”, finalizou o governador.

Sistema S Brasil

O Sistema S no Brasil é um conjunto de organizações privadas que atuam em diversos setores econômicos, oferecendo serviços de formação profissional, educação, saúde, lazer e assistência social. As principais entidades que compõem o Sistema S são:

  1. SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial): Focado na formação profissional e tecnológica para a indústria, oferecendo cursos técnicos, de aprendizagem industrial, de graduação e de pós-graduação, além de serviços de inovação e tecnologia para empresas.

  2. SESI (Serviço Social da Indústria): Atua na promoção da qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus dependentes, oferecendo serviços nas áreas de educação, saúde, segurança do trabalho, cultura e lazer.

  3. SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial): Oferece formação profissional para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, com cursos técnicos, de aprendizagem comercial, de graduação e de pós-graduação, além de programas de educação continuada.

  4. SESC (Serviço Social do Comércio): Promove o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de suas famílias, oferecendo atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência social.

Outras entidades que fazem parte do Sistema S incluem:

  1. SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural): Focado na formação profissional e promoção social dos trabalhadores e produtores rurais.

  2. SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): Oferece apoio, orientação e capacitação para micro e pequenas empresas.

  3. SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo): Promove a formação profissional, a gestão e a governança das cooperativas.

  4. SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte): Oferece formação profissional para o setor de transporte, além de programas de saúde e bem-estar.

  5. SEST (Serviço Social do Transporte): Complementa o SENAT com serviços de assistência social, saúde, esporte e lazer para os trabalhadores do setor de transporte.

Apesar de prestarem serviços de interesse público, essas entidades são mantidas com recursos provenientes das contribuições obrigatórias das empresas dos respectivos setores, que são destinadas a financiar suas atividades e programas.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Unidade de ensino Jardins

Com capacidade para receber 2,3 mil estudantes do ensino fundamental e médio-profissionalizante, a unidade será construída às margens da GO-020, na saída para Bela Vista de Goiás, e terá mais de 30 mil metros quadrados de área construída e vai ministrar aulas de informática, inteligência artificial, tecnologia, robótica, administração financeira, além da grade matérias regulares. A área onde é construída a escola, no Jardim França, foi cedida pela prefeitura de Goiânia, em processo iniciado em 2021, aprovado pela Câmara Municipal.

“Será a melhor e mais moderna escola de Goiás, não apenas do ponto de vista arquitetônico, mas no conceito educacional”, frisou Daniel.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, é importante investir em novos meios de educação, uma vez que “muitos tipos de trabalho estão sendo automatizados, desde funções repetitivas até as que envolvem tomadas de decisões. Várias profissões, como analista de dados, áreas médicas e jurídicas, estão passando por uma verdadeira revolução”.

Diretor de tecnologia e educação do Sesi Senai, Claudemir Bonatto ressaltou que o lançamento das obras é um “momento histórico, com o projeto mais ousado de educação básica e profissional do país, com o que há de mais moderno em recursos pedagógicos e tecnológicos”. Vamos formar novos empreendedores, novos líderes: aqueles que vão desenvolver novas matrizes econômicas”.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO