Cuiabá, 14 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,55
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 07:44 - A | A

25 de Junho de 2024, 07h:44 A- A+

Política e Judiciário / EM BRASÍLIA

Deputado Coronel Assis presidirá Sessão Solene na Câmara Federal para homenagear paratletas de Jiu-Jitsu nesta terça-feira (25)

Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo tem no currículo prêmios internacionais e disputas em mais de 48 países. Modalidade foi criada em Mato Grosso e já está presente em 46 países

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta terça-feira (25), o deputado federal Coronel Assis (União-MT) presidirá uma Sessão Solene na Câmara Federal, em Brasília (DF), em homenagem aos paratletas da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). A solenidade reunirá representantes de todo o país que participam dessa modalidade esportiva.

A Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo já transformou a realidade de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, mostrando o poder integrador do esporte e sua capacidade de inclusão. O Parajiu-jitsu se destaca como a modalidade mais inclusiva do paradesporto, abrangendo 29 categorias de deficiências, incluindo sensorial, auditiva, visual, intelectual, psicossocial e múltipla.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

A FBJJP trabalha para capacitar e treinar atletas com deficiência para competir em um nível internacional, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades para todos. 

Com a possibilidade de incluir o Parajiu-jitsu nas Paraolimpíadas, a FBJJP se torna uma referência no desenvolvimento do paradesporto no Brasil e no mundo, mostrando que o esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, a autoestima e o desenvolvimento pessoal dos atletas com deficiência.

A FBJJP foi fundada em 2017 no município de Canarana - Mato Grosso (distante 652 km de Cuiabá), e com forte atuação em Barra do Garças (distante 519 km de Cuiabá), onde mora seu presidente, o professor Elcirley Luz Silva, que junto com seus alunos têm realizado um trabalho de visibilidade e transformação social ao redor do mundo, levando o esporte a todos os continentes.

Elcirley junto com Mário Edson são os idealizadores do Parajiu-jitisu como modalidade esportiva em competições. Só em Barra do Garças, mais 800 pessoas já foram impactadas de forma positiva pela atividade da FBJJP. Os paratletas da federação já competiram em 48 países, como Emirados Árabes Unidos, Japão e Estados Unidos.

Hoje são mais de 1,5 mil membros da FBJJP em todo o Brasil, sendo que a Federação Brasileira é a idealizadora da Federação Internacional presente em 46 países.

A inclusão do Parajiu-jitsu nas Paraolimpíadas será um passo importante para mostrar ao mundo a diversidade e a capacidade dos atletas com deficiência, contribuindo para quebrar estereótipos e preconceitos em relação às pessoas com deficiência. É uma conquista que beneficiará não apenas os atletas, mas toda a sociedade, promovendo a igualdade e a valorização da diversidade.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation