PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Defensoria Pública da União (DPU) enviou um ofício na última quarta-feira (11) ao Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, solicitando ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no estado do Mato Grosso. A Defensoria Regional dos Direitos Humanos pediu a elaboração de um plano emergencial para proteger esses territórios tradicionais, destacando a necessidade de medidas rápidas e eficazes para enfrentar a crise.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
No ofício, a DPU destaca a situação crítica da Terra Indígena Capoto Jarinã, que enfrenta 460 focos de incêndio e conta com apenas 20 brigadistas para a contenção das chamas. Essa situação agravada levou a Defensoria a solicitar medidas emergenciais. A ação da DPU segue a determinação do ministro do STF, Flávio Dino, para enfrentar as queimadas na Amazônia e no Pantanal.
Com base na decisão tomada na terça-feira (10), o governo federal vai convocar mais bombeiros militares para reforçar a Força Nacional no combate aos incêndios. Os novos integrantes virão de estados não afetados pelos incêndios. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá aumentar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região, para apoiar as operações de combate e prevenção.