Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 13:51 - A | A

07 de Maio de 2024, 13h:51 A- A+

Política e Eleições / CÂMARA DO SENADO

Comissão de Educação e Cultura destina emendas exclusivamente ao RS

Objetivo da medida é destinar recursos extras para o estado gaúcho, que enfrenta uma crise sem precedentes devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram a região

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Foi aprovada na manhã desta terça-feira (7), por unanimidade, pelos membros da Comissão de Educação e Cultura (CE), do Senado, a proposta apresentada pelo presidente do colegiado, senador Flávio Arns (PSB-PR), para que as emendas de comissão do colegiado sejam exclusivamente destinadas ao estado do Rio Grande do Sul, que vive a pior tragédia de sua história, com 341 municípios em situação de calamidade pública. Agora segue para apreciação do plenário do Senado.

A medida representa um gesto de apoio e solidariedade do Senado ao povo gaúcho, que precisa de auxílio e recursos adicionais para reconstruir suas cidades e retomar a normalidade após a devastação causada pelas chuvas.

O senador Flávio Arns ressaltou a importância de apoiar o Rio Grande do Sul neste momento de extrema dificuldade e destacou a necessidade de solidariedade e união de todos os parlamentares para ajudar o estado a se recuperar dessa tragédia.

"Proponho que façamos uma pequena alteração. Precisamos direcionar esses recursos especificamente para o estado do Rio Grande do Sul, de forma a agilizar na recuperação e reconstrução. As emendas continuarão sendo executadas, porém essas emendas de comissão da CE serão direcionadas ao RS", declarou o senador.

Para o senador Arns, se outras comissões fizerem o mesmo, isso representará alguns bilhões de reais para o estado. As quatro emendas de comissão da CE foram aprovadas em novembro de 2023. Segundo Arns, ofícios serão enviados aos Ministérios da Educação e da Cultura informando da decisão do colegiado. 

"Essa proposta não altera a área de destinação de recursos, porém são direcionadas para o estado, mantendo os valores para as ações aprovadas, mas devendo direcionar esses recursos para o estado", afirmou Arns. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

A senador Teresa Leitão (PT-PE) também apoia a ideia. "A ideia e a posição são muito bem-vindas. Precisamos dessas ações concretas. Não mexe no conteúdo e no valor da emenda, mas ficam destinadas inteiramente para o estado do Rio Grande do Sul".

Nelsinho Trad (PSD-MS) lembrou que ainda há previsão de chuva para hoje e amanhã, acompanhada de queda de temperatura e frio. "Há que se ter uma união de todos os parlamentares para voltar às atenções legislativas no sentido de socorrer esse estado que vai precisar de muita ajuda".

Arns informou que a comissão pedirá à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) informações sobre as condições das escolas no estado de Rio Grande do Sul.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation