Cuiabá, 24 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 12 de Março de 2024, 15:07 - A | A

12 de Março de 2024, 15h:07 A- A+

Política e Eleições / GESTÃO MUNICIPAL

AMM e TCE-MT trabalham em conjunto na implementação do Programa de Gerenciamento Estratégico

A palestra "O Desafio do Brasil" aconteceu nesta segunda-feira (11), no Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cuiabá

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (11), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes apresentou a palestra com o tema "O Desafio do Brasil - Governança Pública", com objetivo de debater sobre o papel da governança no desenvolvimento dos municípios e como instrumento de combate às desigualdades regionais. O evento aconteceu no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, participou da abertura do evento e compartilhou a ideia de que Governança, estratégia e controle formam o tripé que subsidia a boa e eficaz implantação das políticas públicas. E destacou ainda o trabalho conjunto da AMM e TCE na implementação do Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), uma iniciativa com o objetivo de assegurar os avanços dos indicadores sociais.

“A administração não pode ser feita apenas de um ciclo, ela deve ser continuada, as políticas públicas não acontecem em um mandato, por isso a importância do acompanhamento do tribunal de contas do estado não somente para o equilíbrio fiscal, mas no planejamento, eu acredito que atrelar o GPE a Governança do TCU pode ser mais um importante passo na construção de uma eficiência administrativa e moderna nas prefeituras de mato grosso”, ressaltou Leonardo Bortolin.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O GPE é um conceito que engloba quatro fatores-chave para melhorar a gestão pública: capacidade institucional, desempenho, colaboratividade e valor público. O valor público se refere aos benefícios entregues aos cidadãos. O TCE-MT planeja utilizar o programa para validar os planejamentos estratégicos de longo prazo dos 141 municípios de Mato Grosso, fornecendo capacitação e orientação para isso. Oferecendo uma abordagem abrangente e colaborativa para melhorar a governança e a eficiência na administração pública em nível municipal.

Também participaram do encontro os conselheiros Guilherme Antonio Maluf e Waldir Teis; os secretários de estado de Planejamento e Gestão e de Meio Ambiente, Basílio Bezerra e Mauren Lazzaretti; a diretora-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Ramos e o juiz José Antônio Bezerra Filho.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation