PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu autorização da Aeronáutica para implantar um Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA) em um aeródromo localizado no município de Paraíso das Águas. A portaria que concede essa autorização foi assinada pelo tenente brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União (DOU).
Conforme o documento, a autorização da Aeronáutica foi liberada após pedido do Governo do Estado em grau de recurso. Ou seja, a emissão do OPEA foi analisada duas vezes pela Força Aérea. A implementação de um OPEA envolve a instalação de estruturas ou equipamentos que podem afetar o espaço aéreo. Portanto, a aprovação pela Aeronáutica é essencial para garantir que essas alterações estejam em conformidade com as normas de segurança e regulamentações vigentes.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A implantação do projeto que precede a ampliação de operação contempla o Aeródromo Fazenda São João (SSZG), localizado e Paraíso das Águas.
Assim, com o aval, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) implementará, em coordenação com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, “as medidas mitigadoras elencadas para o empreendimento supracitado, uma vez que as mesmas caracterizaram prejuízo operacional aceitável”, informa a portaria.
Empresa de energia também é citada pela Aeronáutica para que dê sequência aos trabalhos para ampliação da área de voo do aeródromo.