Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 11:05 - A | A

16 de Maio de 2024, 11h:05 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO "LA CATEDRAL"

13 veículos são sequestrados de alvos ligados a esquema liderado por preso em cadeia no interior

Os veículos estão sob guarda da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste e terão a destinação autorizadas pela justiça

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Nove veículos de pequeno porte, a maioria caminhonetes, e três caminhões estão entre os bens apreendidos pela Polícia Civil durante a Operação La Catedral, deflagrada na semana passada para cessar um esquema criminoso liderado por um preso da cadeia pública de Primavera do Leste e o diretor da unidade. O esquema consistia na compra de facilidades, movimentação de dinheiro obtido ilegalmente e, ainda, oferta de vantagens ilícitas a servidores públicos.

Os veículos estão sob guarda da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste e terão a destinação autorizadas pela justiça.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Entre os veículos sequestrados judicialmente estão três caminhões da frota da transportadora aberta por Janderson que, mesmo preso em regime fechado, movimentava sua vida particular como se estivesse em plena liberdade.

Com apoio da Polícia Rodoviária Federal foram apreendidos dois conjuntos completos de carreta (trator e semirreboques), além de um caminhão-baú, pela Polícia Civil, todos em Primavera do Leste.

Para legitimar os valores recebidos, os investigados, liderados pelo preso Janderson dos Santos Lopes, de 30 anos, utilizaram pessoas jurídicas e físicas para movimentar valores ilícitos e adquirir bens móveis e imóveis a fim de dar aparência de legalidade ao dinheiro ilícito. Ele abriu empresas, arrendou propriedade na zona rural; e ainda fez construções imobiliárias, algumas com a mão de obra de presos da cadeia de Primavera do Leste.

A operação La Catedral foi desencadeada no dia 07 de maio com o cumprimento de 132 ordens judiciais, entre prisões, buscas, bloqueio e sequestro de bens.

O esquema, liderado por Janderson Lopes, contou com a participação do diretor da cadeia pública, também investigado e alvo de afastamento do cargo pública, busca e apreensão e bloqueio de valores e sequestro de bens. Incluía a venda de benefícios dentro da unidade prisional e, principalmente, a autorização de trabalho externo e alojamento privilegiado na cadeia.

A equipe policial apurou que Janderson tinha autorização judicial para trabalhar externamente e frequentar a faculdade em Primavera do Leste. No entanto, no período apurado, foi constatado que ele não compareceu ao trabalho e nem às aulas do curso.

Foram alvos de sequestro judicial de bens, camionetes, caminhões, veículos de passeio e maquinário agrícolas. Uma das camionetes apreendidas, um modelo Toyota Hilux, estava estacionada em frente à cadeia pública de Primavera do Leste. Com essa camionete, Janderson saía da unidade prisional e circulava livremente pela cidade para gerenciar seus negócios e retornando apenas no período noturno.

Entre outros bens sequestrados pela Polícia Civil, ligados a Janderson, estão ainda tratores e mais de 150 cabeças de gado bovino, depositados em uma fazenda da região de Primavera do Leste.




Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO