Suprema Corte encerra sessão que julga inelegibilidade de Trump; veja destaques
Juízes devem levar algumas semanas para chegar a um parecer sobre o caso
JOHN FRITZE, JEREMY HERB
DA CNN
REUTERS/Elizabeth Frantz
REUTERS/Elizabeth Frantz
JOHN FRITZE, JEREMY HERB
DA CNN
A Suprema Corte sinalizou na quinta-feira (8) que está preparada para apoiar o ex-presidente Donald Trump e se defender de um grande desafio à sua elegibilidade para estar na cédula das primárias republicanas no estado do Colorado.
Durante cerca de duas horas de argumentos, o Presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, e outros juízes conservadores do tribunal superior bombardearam os advogados que representam os adversários de Trump com uma série de perguntas que sugeriam que estavam à procura de uma forma de ficar do lado do ex-presidente – provavelmente com base em um raciocínio que não aborda a questão de Trump ser ou não um insurrecionista.
Até mesmo alguns membros da ala liberal do tribunal colocaram questões difíceis aos advogados que se opunham ao ex-presidente.
O caso é a questão eleitoral mais significativa que os juízes foram forçados a enfrentar desde que a decisão Bush v. Gore, em 2000, entregou a presidência a George W. Bush. Se o Supremo Tribunal decidir contra Trump, é quase certo que terminará a sua campanha para outro mandato.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link:FTN BRASIL
Em causa está uma disposição da 14.ª Emenda que proíbe certos funcionários públicos de assumirem cargos públicos caso tenham participado de uma insurreição. Os eleitores que desafiaram Trump dizem que o seu papel no ataque ao Capitólio dos EUA, de 6 de janeiro de 2021, o torna inelegível sob essa “proibição de insurreição”.
Geralmente, a Suprema corte demora alguns meses para elaborar pareceres – e normalmente decide os seus maiores casos no final do seu mandato, em junho. Mas como o tribunal acelerou as fases iniciais do processo eleitoral de Trump, é provável que o tribunal queira agir rapidamente para decidir o caso, potencialmente em questão de semanas.