Cuiabá, 21 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Internacional Sexta-feira, 31 de Maio de 2024, 11:32 - A | A

31 de Maio de 2024, 11h:32 A- A+

Internacional /

Entenda o que acontecerá após condenação de Trump em caso de suborno

Juiz Juan Merchan agendou leitura da sentença para o dia 11 de julho; republicano ainda pode concorrer à Casa Branca

DEVAN COLE
DA CNN

Um júri de Nova York condenou Donald Trump por 34 acusações criminais de falsificação de registros comerciais, encerrando o julgamento de semanas do ex-presidente dos EUA, iniciando uma nova fase do caso histórico.

Agora, sendo o primeiro ex-presidente dos EUA condenado por um crime, Trump enfrenta a possibilidade de uma sentença de prisão ou liberdade condicional pelos seus crimes relacionado a um esquema de pagamento de suborno que ele ajudou a facilitar antes da eleição presidencial de 2016.

Trump – conhecido por apresentar longos recursos em decisões judiciais contra ele – provavelmente também recorrerá a essa condenação, e isso poderia atrasar significativamente sua sentença, atualmente marcada para 11 de julho.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Veja aqui o que você deve saber sobre o caso após a condenação de Trump:

Quando Trump receberá a sentença?

O juiz Juan Merchan marcou a sentença de Trump para as 11 horas (horário de Brasília) do dia 11 de julho.

Por enquanto, o ex-presidente não será preso até que a sentença seja anunciada. Além disso, os promotores do caso não pediram para Trump pagar qualquer fiança.

Trump pode recorrer de sua condenação?

Após a condenação de Trump, seu advogado Todd Blanche pediu a Merchan a absolvição das acusações, apesar do veredicto de culpado. O juiz rejeitou o pedido pro forma.

Trump ainda pode ser eleito presidente?

Não há nada na Constituição dos EUA que impeça um criminoso condenado de concorrer ao cargo mais alto do país, como sempre afirmou o professor de direito da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Richard L. Hasen.

“A Constituição contém apenas algumas qualificações limitadas para concorrer a um cargo como ter pelo menos 35 anos de idade, ser um cidadão nato e residir nos EUA há pelo menos 14 anos”, continuou Hasen.

A condenação impedirá Trump de votar?

Trump é residente na Flórida. No que diz respeito ao veredito de culpado em Nova York que acaba de ser apresentado, o direito de Trump de votar na Flórida na eleição de novembro dependerá do fato de ele ter recebido uma sentença de prisão e ter terminado de cumprir essa sentença no momento da eleição.

As proibições de voto para criminosos na Flórida se aplicam a pessoas com condenações fora do estado.

No entanto, se a condenação de um cidadão da Flórida for fora do estado, a Flórida segue as leis do estado em que o indivíduo foi condenado para que ele possa recuperar seu direito de voto.

 

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO