PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com o MT-Hemocentro, realizou a 2ª campanha de coleta de sangue de 2024, reforçando a importância desse ato de solidariedade. A campanha, organizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal através do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), teve como objetivo não apenas promover o bem-estar físico dos servidores, mas também contribuir para o bem-estar social da comunidade em geral. O ônibus do banco de sangue público esteve disponível na sede do TCE-MT nos dias 7 e 8 de agosto, oferecendo uma oportunidade acessível para que os servidores e outras pessoas pudessem doar sangue, ajudando a salvar vidas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Doador de sangue desde 2022, o assessor jurídico do TCE-MT, Luiz Guilherme da Costa e Silva, conta que foi sensibilizado por uma campanha de doação de autoria do Tribunal de Contas e desde então, nunca mais deixou de doar.
“E ainda me tornei um incentivador, pois na minha família não tinha nenhum doador de sangue e hoje temos vários, que se espelharam em mim. Isso me deixa muito feliz."
O servidor terceirizado, José Gonçalves, já trilha o caminho da doação de sangue há quase 10 anos e se diz motivado com a parceria entre o TCE e o MT-Hemocentro, que tornou suas doações ainda mais cômodas e prazerosas. “Ter um banco de coleta dentro do nosso serviço é incrível, não tem desculpa de falta de tempo ou dificuldades na logística. A gente faz o bem dando apenas alguns passos do nosso ambiente de trabalho."
A enfermeira do MT-Hemocentro, Claudete Sato, salientou a importância de cada bolsa de sangue recebida, lembrando que uma doação pode salvar até quatro vidas.
"Além da boa intenção, o doador precisa se atentar aos pré-requisitos necessários para realizar a doação e respeitar o intervalo mínimo entre uma doação e outra, sendo dois meses para os homens e três meses para as mulheres, ou seja, o doador do sexo masculino pode doar até quatro vezes ao ano, enquanto o sexo feminino pode doar três vezes."
Além de contribuir para o abastecimento do único banco de sangue público de Mato Grosso, as doações realizadas no MT-Hemocentro desempenham um papel crucial no atendimento oferecido pelo ambulatório da instituição, que atualmente assiste cerca de 3 mil pacientes em todo o estado. Essas doações são fundamentais para o tratamento de doenças hematológicas não oncológicas em pacientes adultos e pediátricos. Luciana Salem, servidora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) do TCE-MT, destacou a importância desse gesto solidário.
“Este sangue ajuda no tratamento de doenças hematológicas não oncológicas diagnosticadas em pacientes adultos e pediátricos. Então, quando um doador faz esse ato de amor, ele está garantindo a vida desses pacientes que passam a vida toda tratando essas doenças no ambulatório, porque esse sangue vai ser preparado exclusivamente para essas pessoas”, explica a servidora do NQVT, Luciana Salem.
Ela ainda frisa que o sangue é um tecido vivo, que a ciência não consegue reproduzir, e destaca que não existe nenhum produto que possa substituí-lo. “Muito pelo contrário, os fatores de coagulação, as plaquetas baixas, tudo isso depende exclusivamente do sangue que só pode ser doado. Então, quando uma pessoa realiza a doação, ela está salvando vidas."