Cuiabá, 14 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 12 de Junho de 2024, 08:07 - A | A

12 de Junho de 2024, 08h:07 A- A+

Geral / REIVINDICAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Sintep-MT realiza mobilização estadual por direitos e respeito às pautas dos educadores

Nesta terça-feira (11) e terça-feira (12), os profissionais da educação da rede estadual retomam agenda para apoios de autoridades e políticos às reivindicações da categoria

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nos dias 11 e 12 de junho, uma comissão formada por dirigentes e militantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) retoma o calendário de atividades e mobilizações aprovado pela Assembleia Geral a partir das resoluções encaminhadas pelo Conselho de Representantes, o qual contou com 80 municípios presentes. O objetivo da agenda é consolidar as pautas prioritárias dos educadores da rede estadual: fim do confisco da aposentadorias; valorização salarial com ganho real; e, concurso público para todos os cargos da carreira.

Servidores da educação de várias regiões do estado, estarão mobilizados em visitas a espaços institucionais do executivo e legislativo estadual, na busca pela interlocução com gestores e parlamentares sobre esses direitos que estão sendo negligenciados no governo Mauro Mendes. A mobilização se estenderá, com novo grupo, nos dias 25 e 26 de junho.

O sindicato tem feito denúncias recorrentes, sobre as políticas educacionais que não garantem qualidade social na educação e na aprendizagem dos estudantes, tampouco condições do exercício digno da profissão dos educadores. As medidas têm gerado ampliação das jornadas de trabalho, sobrecarga, defasagem na formação, e violência nas salas de aulas, sem contar a desvalorização do cargo e da profissão na educação.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

O alerta feito pelo Sintep-MT destaca que a omissão do governo Mauro Mendes em negociar com o Sindicato as pautas da Educação, a médio e longo prazo, compromete o direito das crianças e jovens, em especial das famílias mais pobres, à educação pública e gratuita de qualidade.

Ações

Desde a segunda quinzena de maio, os profissionais da educação ligados ao Sintep-MT, articulam com os deputados estaduais apoio às defesas das reivindicações, além de solicitar a realização de uma audiência pública externa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A proposta, oficializada em documento entregue pela comissão nos gabinetes, solicita a realização da audiência pública, durante o Acampamento da Educação, “Dignidade para quem educa e constrói a riqueza de Mato Grosso" marcado para os dias 15 a 19 de julho de 2024. “Nosso objetivo é evidenciar o descaso do governo com a educação e o empobrecimento da categoria”, destaca Valdeir Pereira.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation