DA REDAÇÃO
O projeto Nosso Judiciário visitou a Escola Estadual Professora Adalgisa Gomes De Barros em Várzea Grande. A palestra foi conduzida por Neif Feguri, servidor do TJMT, que ilustrou o funcionamento dos Juizados Especiais, da Defensoria Pública e as atribuições de juízes e desembargadores, com exemplos do dia a dia. Assuntos mais presentes no cotidiano dos alunos, como crimes cibernéticos e bullying, também foram falados. Os alunos puderam aprender mais sobre o funcionamento da justiça em Mato Grosso e receberam uma cartilha ilustrada que resume as informações de forma simples e acessível.
A aluna Clara Luz Caetano Rodrigues, presidente do grêmio estudantil e estudante do 3º ano, ressaltou a importância do Judiciário instigar o censo crítico nos alunos, “Foi importante demais ter essa palestra hoje”. Ela conta que o que mais chamou a atenção foram os crimes cibernéticos, “vou prestar mais atenção com coisas relacionadas à internet”.
“Muitos não conhecem sobre as leis, então é importante para ficarmos cientes do que podemos ou não fazer”, disse Eduardo Henrique de Araújo Martins, aluno do 1º ano do ensino médio. Eduardo revelou que o que mais chamou a atenção na palestra foi a questão do bullying, “não sabia que o bullying era crime, descobri hoje, achei interessante porque é algo que ninguém gosta de passar e já estava na hora de se tomar uma atitude sobre”.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“É muito importante essas informações serem conversadas com os alunos por um membro do Judiciário”, ressaltou Priscila Silva, Assistente Social da escola. Para Priscila, a unidade escolar precisa ser um ambiente acolhedor que mantenha o respeito e a empatia. Trazer esses ensinamentos ajuda os alunos a terem perspectiva de futuro e sonharem com uma carreira na magistratura.
Nosso Judiciário
Desde 2015, o Projeto Nosso Judiciário faz visitações em escolas públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande, com realização de palestras que mostram quais são os benefícios e obrigações de um cidadão. O programa também recepciona acadêmicos de faculdades, a maioria do curso de Direito (em visitas guiadas), que têm a oportunidade de conhecer as instalações do TJMT, além de assistirem sessões de julgamentos e são recepcionados por magistrados no Espaço Memória onde podem bater um papo sobre a profissão, sobre a magistratura e outras curiosidades do funcionamento da Justiça.
Representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra. Para isso é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.