Cuiabá, 12 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 10 de Abril de 2024, 13:38 - A | A

10 de Abril de 2024, 13h:38 A- A+

Geral / HUMANIZAÇÃO

Primeira-dama Márcia Pinheiro entrega primeiros óculos da edição 2024 do Projeto Enxergar é Humanizar

A entrega será simbólica para 20 estudantes de cinco escolas da rede pública municipal.

DA REDAÇÃO

A primeira-dama Márcia Pinheiro entrega na quinta-feira (11) às 14h, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, os primeiros óculos do Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2024. A entrega será simbólica para 20 estudantes de cinco escolas da rede pública municipal. Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo. Os óculos com lentes antirreflexo e armações escolhidas pelos estudantes são entregues de forma gratuita aos que precisarem.

Lançado em 2018, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Enxergar é Humanizar se tornou um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de resgatar um passivo social que afeta o processo de ensino aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Sobre o projeto

A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou a importância de mais essa ação da gestão Emanuel Pinheiro. “O Projeto Enxergar é Humanizar tem impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação e nas suas famílias, em especial, aquelas em situação de vulnerabilidade, que mais precisam do olhar humanizado e de empatia do poder público”, disse Márcia Pinheiro.

No primeiro ano (em 2018), o projeto beneficiou estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021, sendo retomado em 2022 de forma ampliada para atender estudantes até o 6º Ano. Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

Em 2023, os atendimentos foram retomados no segundo semestre com a realização de 1.793 exames e entrega de 1.230 óculos a estudantes do 1º ao 9º Ano de 64 escolas urbanas e do campo.

Desde que foi criado até 2023, o Projeto Enxergar é Humanizar já entregou 1.640 óculos aos estudantes que precisam.

Serviço

Entrega de óculos Projeto Enxergar é Humanizar 2024

Data: quinta-feira (11)

Hora: 14h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation