Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,56
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024, 17:16 - A | A

23 de Fevereiro de 2024, 17h:16 A- A+

Geral / CARTÃO POSTAL CUIABANO

Prefeito de Cuiabá realiza vistoria em obras de revitalização do Aquário Municipal e Orla do Porto

"Queremos que as pessoas possam visitar esse espaço lindo, trazer a criançada, fazer deste lugar um local de alegria e lazer para a família”, expressou Emanuel Pinheiro

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, visitou na tarde de terça-feira (20) o Aquário Municipal Justino Malheiros, localizado na Orla do Porto. Com o objetivo de fiscalizar as obras de revitalização do ponto turístico municipal, o chefe do Executivo, juntamente com o secretário Municipal de Turismo, Lincoln Sardinha, e técnicos responsáveis pela reestruturação, fizeram a averiguação da estrutura, acabamento, projetos luminotécnicos e parte externa do local.

“Essa obra se dá graças à movimentação do deputado federal Emanuelzinho, que conseguiu a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões para que possamos entregar esse ponto turístico reformado para a população. O Aquário Municipal, e todo o complexo da Orla do Porto em geral, faz parte da história de Cuiabá. Queremos que as pessoas possam visitar esse espaço lindo, trazer a criançada, fazer deste lugar um local de alegria e lazer para a família”, expressou Emanuel Pinheiro.

A edificação, composta de dois pavimentos que totalizam 4.429,82 m², está em fase de acabamento, onde os profissionais estão realizando os retoques na estrutura, sistema hidráulico e sanitário do prédio. Conforme o cronograma, o próximo passo será a execução de estudos com biólogos para determinar quais espécies poderão se adaptar ao local. A ideia inicial é abrigar animais das bacias da região, como a do Araguaia, Pantanal, Amazônia, Serras e Chapada dos Guimarães. Além do Aquário Municipal, a Orla do Porto, entregue em uma gestão anterior à atual administração, também passa por reformas, com a readequação na estruturação do piso, que resolverá os problemas de rachaduras e falhas no local. A reforma também fomentará o comércio local, com quiosques exclusivamente destinados a serviços de alimentação, como bares, restaurantes, lanchonetes e similares.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

“Essa reforma será benéfica para todo mundo! Tanto para quem vem trazer a família, em busca de lazer, de uma programação alegre e animada, com música boa e comida de qualidade, como para quem deseja empreender, com lanchonetes, peixarias, restaurantes de comidas típicas, comidas de rua, isso será um avanço para a economia e empreendedorismo cuiabano”, afirmou o prefeito de Cuiabá.

Aquário Municipal

Fundado no ano de 1999, porém oficialmente inaugurado em 2000, o Aquário Municipal de Cuiabá Justino Malheiros foi construído com o intuito de disponibilizar à sociedade cuiabana, assim como aos turistas, um espaço cultural que apresentasse a ictiofauna regional e um estudo ambiental, de forma a sensibilizar os visitantes à preservação do meio ambiente nas bacias regionais. Já o imóvel em que atualmente está instalado o Museu do Rio foi construído em 1899 para abrigar o Mercado do Peixe e fazia parte de um complexo de casarios, ruas e becos da região.

O prédio, tombado pelo Governo do Estado em 1983, foi revitalizado em 1999, retomando suas características originais. Desde novembro de 2022, abriga a sede da Secretaria de Turismo de Cuiabá e compõe um espaço turístico-cultural que, além de um restaurante, loja de artesanato, auditório, ainda abriga a exposição de peças de artes sacras, artesanato, maquete da região da antiga Cuiabá e registra a história do tradicional Bairro do Porto, através de exposição de 32 quadros no interior do espaço físico.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation