Cuiabá, 17 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,48
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024, 11:18 - A | A

29 de Janeiro de 2024, 11h:18 A- A+

Geral / VARIANTE ÔMICRON

Municípios voltam a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19 e nova subvariante

As máscaras são recomendadas às pessoas com sintomas gripais e trabalhadores da saúde, em especial, dentro das unidades

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na última semana, os municípios de Cáceres, Nova Xavantina e Água Boa, no Mato Grosso, emitiram um comunicado para que a população volte a usar máscara e adote novamente as medidas de prevenção contra a Covid-19. A recomendação foi feita após o aumento no números de casos da doenças nessas cidades e o surgimento de uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também fez um alerta oficial às cidades para que voltem a tomar as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação conta a doença. As máscaras são recomendadas às pessoas com sintomas gripais e trabalhadores da saúde, em especial, dentro das unidades. Também são considerados o uso de álcool para higienização e o distanciamento nos locais com maior concentração de pessoas.

Reprodução:SES-MT

Alerta SES

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

A SES-MT também informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta. 

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas. Desse total, três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.  

No município de Nova Xavantina (a 649 km de Cuiabá), até o momento foram confirmados dois casos, sendo que uma pessoa está internada em tratamento contra o vírus.

Em Água Boa, segundo nota divulgada pela prefeitura do município, somente neste mês, foram registrados 30 novos casos de Covid, além de uma morte em decorrência da doença.

Já em Cáceres, 14 pessoas estão internadas e 157 pessoas, todas diagnosticadas com o vírus. Desde o início da pandemia, 22.819 casos foram confirmados na cidade e 496 pessoas morreram devido à doença.

Além do Brasil, a subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation