PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O monitoramento da disponibilidade hídrica ao longo da Estrada Parque Transpantaneira, no Pantanal Mato-grossense, revelou uma preocupante situação de escassez de água, que tende a se agravar e persistir até pelo menos o final de outubro. Diante dessa situação crítica, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o órgão gestor da Estrada Parque Transpantaneira para que adotem medidas preventivas urgentes. Essas ações visam minimizar os impactos da seca sobre a fauna silvestre local e garantir a sobrevivência dos animais, que já estão sofrendo com as condições adversas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O MPMT recomenda, ainda, o abastecimento de pontos de dessedentação para a fauna silvestre pelo menos na Estrada Parque Transpantaneira, na região dos locais que apresentavam disponibilidade de água no ano de 2023, não necessariamente nas margens da rodovia estadual. Foi alertado que a dessedentação deve ser realizada de acordo com a melhor técnica avaliada pela equipe do órgão ambiental e com a mínima intervenção possível na região.
Foi recomendado, também, a implementação, em caráter de urgência, de medidas de redução de velocidade e sinalização de travessia de animais silvestres na Estrada Parque. Deverá ainda ser realizada a coleta contínua de dados de monitoramento de fauna e de disponibilidade hídrica na região de maneira a possibilitar o planejamento e a tomada de decisões pelo Poder Público.
A notificação, expedida pela 15ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Capital, foi assinada pela promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa.
SUSAN HELENA DAMASCENO 05/09/2024
Qual foi o período que o PMMT foi dado a SEMA para o realização desse monitoramento desses pontos de reposição de água para os animais silvestres?? Por que a cada dia que passa mais animais silvestres são vistos agonizando a longo da Transpantaneira (MT 060). A ação é emergencial e já deveria ter implantado agora.
1 comentários