Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 14:05 - A | A

11 de Abril de 2024, 14h:05 A- A+

Geral / CONJUNTO DE INVESTIMENTOS

Ministério dos Portos assina protocolo para executar ações prioritárias em portos e aeroportos

Documento foi assinado por autoridades de governo, parlamentares e representantes do setor de infraestrutura de transporte brasileiro

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) assinou, no início da tarde desta quarta-feira (10), junto com a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e o Instituto Brasileiro de Logística (IBL), o protocolo de intenções que estabelece ações prioritárias de fomento aos setores de infraestrutura aeroportuária e aquaviária no país. Entre essas atividades estão a realização de investimentos para requalificação da infraestrutura de portos e aeroportos brasileiros.

O documento foi firmado pelo MPor, parlamentares e representantes do setor de infraestrutura de transportes durante o evento Pernambuco Day, cujo objetivo foi discutir, com agentes dos setores públicos e privados, melhorias para o estado e para o Brasil. Assinado pelo ministro Silvio Costa Filho, o protocolo prevê uma série de projetos para expansão dos modais de transportes. O debate teve início com as ações que estão sendo adotadas no estado pernambucano.

Costa Filho indicou que, junto com a iniciativa privada, realizou entregas importantes no modal aeroportuário. “A gente está fazendo um conjunto de investimentos da primeira etapa do aeroporto de Recife, que foi apontado como um dos melhores do mundo. Vamos crescer também no transporte de cargas aéreas, por conta do setor de serviço da região metropolitana de Pernambuco tem crescido bastante”, destacou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O MPor tem realizado investimentos também em outros terminais aeroportuários de Pernambuco, como é caso do aeroporto de Caruaru, que terá obras previstas para melhoria em todo sítio, além dos aeródromos de Serra Talhada, Garanhuns e Araripina, todos voltados não apenas para o turismo de negócio, mas também o de lazer.

No aeroporto de Caruaru, no interior de Pernambuco, Costa Filho informou que o trabalho tem sido realizado de forma conjunta e que os recursos para conclusão dos trabalhos já estão assegurados. “Teremos R$ 140 milhões para o aeroporto de lá. A gente vai iniciar o processo quando o projeto estiver pronto. Temos em andamento também a requalificação de outros três aeroportos do interior. Um deles é o terminal de Serra Talhada, que está com obras em andamento. Temos a requalificação do aeródromo de Garanhuns, que está para ser resolvida a liberação da sinalização para operações noturnas no local. Outro empreendimento que tem sido acompanhado de perto pelo MPor é terminal de Araripina”, concluiu o ministro.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, deputado Paulo Alexandre Barbosa, ”o objetivo do protocolo assinado hoje é o de aproximar as demandas de infraestrutura todos os estados brasileiros, para que elas possam ser executadas e nada melhor do que começar por um estado que tem projetos importantes e que tem servido de exemplos para outros estados brasileiros”, indicou.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation