ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que parceria com trabalhadores estimula a eficiência da pasta federal e o acesso à cidadania. Nesta terça-feira (25), em Brasília (DF), o gestor participou da segunda edição do Encontro Nacional de Lideranças Papeleiras, que reúne trabalhadores do setor de papel e celulose.
Ao mencionar a representatividade da categoria, Lupi relatou a importância da seguridade para progresso socialmente responsável do país.
“É um papel fundamental de todos vocês para o equilíbrio ecológico e para a geração de renda para milhões de brasileiros. Por isso, é uma luta justa para fortalecer a categoria”, afirmou, acompanhado do diretor da Secretaria de Regime Geral, Benedito Brunca.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Não existe fórmula mais inteligente de distribuir renda do que o salário. E a Previdência Social paga mensalmente mais de R$ 66 bilhões, que garantem a sobrevivência de mais de 40 milhões de brasileiros e a manutenção de cerca de 60% dos municípios”, completou.
Lupi pontuou ainda que o investimento em infraestrutura e servidores, além do aprimoramento de sistemas e rotinas, permitiu um ganho exponencial de qualidade na efetivação de benefícios pelo INSS e pela Perícia Médica Federal, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e benefício assistencial.
“A cada mês, em média, são mais de 800 mil novas solicitações concluídas em um prazo inferior a 40 dias. Até dezembro, a meta é 30 dias”, afirmou Lupi, citando a ampliação da plataforma Atestmed e do programa de teleperícia.
Segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a comissão do Senado, o tempo de espera era de 79 dias, em média, em novembro de 2022, antes do início do atual governo.
Com a presença do secretário-executivo do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, e do deputado estadual Márcio Nakashima, do presidente do Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo (Sepaco), Jerônimo José, do presidente da CUT, Sérgio Nobre, do secretário de Assuntos Jurídicos da Central, Valeir Ertle, o evento promoverá até amanhã (26), uma série de painéis sobre previdência; trabalho; saúde e segurança; sustentabilidade e comunicação