PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
De acordo com o levantamento realizado pelo Isntituto Mauro Borges (IMB), com dados divulgados na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ((BGE), a indústria goiana iniciou 2024 registrando o maior crescimento acumulado dos últimos nove anos. Em janeiro, o setor teve aumento de 6,4% na variação acumulada em 12 meses, superando a média nacional (0,4%). Com isso, Goiás obteve o quarto melhor resultado do país, marcando o melhor desempenho desde abril de 2015.
O avanço foi liderado pela indústria de transformação, que cresceu 6,7%, impulsionada especialmente pela fabricação de produtos químicos (13,9%), metalurgia (13,7%), e alimentos (9,2%). Destaca-se o setor alimentício, com uma contribuição significativa para o crescimento geral do estado.
Comparando janeiro de 2024 com o mesmo mês de 2023, o crescimento foi de 10,2%, bem acima da média brasileira de 3,6%. Esse resultado estende a sequência de crescimento de Goiás para nove meses consecutivos, superando os números do ano anterior.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
As atividades com maiores variações nesse indicador foram fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (126%), fabricação de bebidas (20%) e fabricação de produtos alimentícios (17,5%).
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, expressou seu entusiasmo. “Os dados mostram o avanço da indústria em Goiás, que segue se fortalecendo e gerando emprego e renda aos goianos. O resultado positivo também é reflexo do empenho da atual gestão que segue focada em promover a manutenção e fomento do setor”.
O diretor-executivo do Instituo Mauro Borges, Erik Figueiredo, destacou a singularidade deste crescimento. “A trajetória de crescimento do indicador da indústria nos últimos meses é inédita na economia goiana. Tudo isso com um forte rebatimento sobre a geração de empregos e aumento na renda. É um movimento de reindustrialização, como já ressaltado anteriormente”.
“As pesquisas reforçam o trabalho árduo que fizemos ao longo do último ano, com incentivos e atrações de novas indústrias – nacionais e estrangeiras – para o estado, o que mantém a economia aquecida ao continuamente gerar emprego e renda para os goianos”, enfatiza o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviçoes (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
PIM-PF
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) é responsável por gerar indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação.
Desse modo, as informações analisam o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.