Cuiabá, 24 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 16:44 - A | A

20 de Junho de 2024, 16h:44 A- A+

Geral / GERAÇÃO DE RENDA

Governo de MT apoia mulheres do campo com 15 mil mudas de banana e kits para cultivo irrigado da fruta

Projeto-piloto com a participação de 20 produtoras busca garantir renda e fortalecer a independência financeira delas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O projeto Mulheres da Terra, implementado no município de São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso, é uma iniciativa destinada a fortalecer a renda das mulheres no campo através do cultivo irrigado de banana. A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) desempenha um papel crucial nesse projeto, tendo recentemente distribuído 15 mil mudas de banana e 20 kits de irrigação para 20 produtoras familiares da região.

Essa ação faz parte de um projeto-piloto que tem como objetivo garantir a segurança econômica das mulheres agricultoras, oferecendo-lhes os recursos necessários para um cultivo eficiente e sustentável. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso e é realizada em parceria com a Associação Mato-grossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (Ampafad), a maior associação de mulheres agricultoras familiares do estado.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

Cada uma das 20 integrantes do projeto disponibiliza um hectare para o cultivo da fruta irrigada, que, nesta primeira etapa, vai totalizar 20 hectares de área cultivada. 

O projeto começou neste ano, com a instalação dos kits de irrigação há dois meses atrás e, nesta semana, iniciou a distribuição das mudas que o Governo do Estado repassou para beneficiar as produtoras. São 10 mil mudas de banana da terra e 5 mil de banana maçã destinadas pelo Programa MT Produtivo Banana, executado pela Seaf, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 

O trabalho de fomento à produção contribui para que as famílias permaneçam no campo, de acordo com a presidente da Ampafad, Marilene dos Reis Alves. 

“Muitas mulheres estão trabalhando com seus filhos e querem segurá-los no campo. É uma forma de ajudar porque não precisa ir para a cidade e ganhar pouco. No ano que vem será uma quantidade exuberante de banana, além de atender a escola, a Conab, a gente ainda deve conseguir vender uma escala boa ainda para Cuiabá”, afirmou.

Elas executam o maior projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação (PNAE), que fornece produtos para a merenda escolar e programas voltados a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

As mulheres beneficiárias foram selecionadas em análises realizadas pelos técnicos da Empaer, da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e da diretoria da Ampafad. Os critérios para seleção utilizados foram localização geográfica, qualidade de solo, vocação dos agricultores e disponibilidade permanente de água em reservatórios.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation