Cuiabá, 20 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 01 de Maio de 2024, 07:59 - A | A

01 de Maio de 2024, 07h:59 A- A+

Geral / 8 PESSOAS MORRERAM

FAB envia helicópteros para resgatar atingidos por enchente no Rio Grande do Sul

Além dos mortos, 11 ficaram feridos e 21 pessoas ainda estão desaparecidas

CAROLINA FIGUEIREDO
DA CNN

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros, na noite desta terça-feira (30), para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O estado já registra oito mortes por conta das fortes chuvas, e 21 pessoas ainda estão desaparecidas.

A FAB colocou dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), à disposição das buscas. A operação conta com auxílio de um óculos de visão noturna (NVG) por conta das condições meteorológicas.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento. Os moradores foram içados e transportados da região de Candelária até Santa Cruz. Veja imagens abaixo.


 
 
 
 
 
 
 
 

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Nacional, oito pessoas morreram por conta das chuvas, 11 ficaram feridas e 21 ainda estão desaparecidas.

Até o momento, mais de 19 mil pessoas foram afetadas por conta dos temporais em 103 municípios; mais de mil pessoas estão desabrigadas e 1.130 foram desalojadas.

 

O governo do Rio Grande do Sul estabeleceu um gabinete de crise por conta das chuvas. Segundo o estado, o foco das equipes de apoio no momento é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.

O governador Eduardo Leite (PSDB) determinou a intensificação dos esforços para resgatar famílias ilhadas, com atenção especial ao município de Candelária, que se encontra em estado crítico, segundo a Defesa Civil. Além da FAB, aviões da Brigada Militar e da Polícia Civil também vão atuar nos resgates.

De acordo com a projeção da Sala de Situação, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), os vales do Caí e Taquari já enfrentam uma situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível dos ocorridos em novembro do ano passado, quando o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores enchentes da história, que deixou cerca de 50 mortos.

A previsão é de que o volume de chuvas continue elevado, podendo alcançar até 300 milímetros em algumas áreas. Todos os rios monitorados estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation