Cuiabá, 12 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 17:08 - A | A

11 de Abril de 2024, 17h:08 A- A+

Geral / PESQUISA E TECNOLOGIA

Encontro realizado pela SES-MT e UFRN discute ações educacionais na saúde

Participaram do evento representantes da SES, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN e profissionais da Saúde de Mato Grosso

DA REDAÇÃO

A Escola de Saúde Pública, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram um encontro focado em debates sobre educação profissional na saúde, pesquisa e inovação para a consolidação do Plano de Desenvolvimento Institucional, executado em prol do Sistema Único de Saúde (SUS), nessa terça e quarta-feira (9 e 10.04), no auditório de convenções da Fecomércio, em Cuiabá. 

O evento "Diálogo Reflexivo com foco na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” contou com a participação de representantes das entidades nas palestras e debates, apresentadas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

A diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Silvia Tomaz, afirmou que o encontro é uma forma de reforçar a importância da educação como ferramenta de pesquisa, desenvolvimento e inovação da área.

“A educação vai muito além de uma sala de aula, é uma forma de dialogar através de ações voltadas à Escola de Saúde Pública e avançar em pesquisa e tecnologia. Esse encontro promove a mobilização para pesquisa, que pode ser desenvolvida no SUS através da imersão na Educação e demais áreas técnicas. Isso nos possibilita visualizar as situações epidemiológicas do estado e onde nós podemos traçar diretrizes estratégicas”, pontuou. 

Silvia ainda destacou a atuação do Estado junto aos profissionais, investindo no avanço dos estudos e na formação profissional, de forma a também contribuir com a pesquisa e com a possibilidade de patentear testes em parceria com o laboratório. “É um momento histórico de avanço nesses três pilares que abrangem a educação, tecnologia e a pesquisa no SUS”, completou. 

Para o doutor Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Mato Grosso tem se destacado no diálogo e fortalecimento da educação e saúde.

“Mato Grosso está apostando em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a Educação. Nós não podemos falar de transformação digital da saúde e de outros fatores importantes sem levar em consideração o impacto da educação, que é uma estratégia fundamental para a transformação da Saúde no estado”, destacou.

Segundo o doutor, ambos os temas têm uma representatividade muito grande no sistema de saúde, operando na economia, no desenvolvimento social e na sustentabilidade do SUS. Para ele, a inovação nesta área não se faz com tecnologia de alto custo, mas sim com o reconhecimento dos problemas no campo de trabalho e o desenvolvimento da assistência e cuidados aplicados.

AvaSUS

O encontro ainda apresentou uma nova ferramenta formativa para contribuir com o ensino, qualificando e impulsionando a formação dos profissionais e trabalhadores da saúde. O AvaSUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS) é uma plataforma de Educação à Distância do Ministério da Saúde, que foi implementada recentemente em Mato Grosso e passa a oferecer cursos de qualificação e atualização para os trabalhadores e profissionais de Saúde no estado.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation