PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta última quarta-feira (20), os moradores do bairro Oliveira I e II, em Campo Grande, se reuniram no cruzamento das ruas Orlandino de Oliveira e Afonso Silva Rosa, com cartazes cobrando pela agilidade da Prefeitura na entrega de obras de drenagem e pavimentação asfáltica da região, que começaram no fim de 2022 e desde então têm causado transtornos na região, com ruas interditadas, buracos e poeira.
Este já é o terceiro protesto realizado pelos moradores da região, que já haviam se reunido anteriormente para exigir o início das obras, em 2022 e em 2023, para que a prefeitura retomasse os trabalhos após a obra ser paralisada.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Os trabalhos de pavimentação nos bairros tiveram início em setembro de 2022 e a previsão de conclusão seria no dia 23 de junho de 2023. No entanto, apenas 20% dos serviços foram executados e do valor total do contrato, que é R$ 10.037.602,60 milhões foram executados R$ 2.048.500,28 milhões até a data inicial de entrega.
O representante do grupo, o servidor público Valdinei Figueiredo afirma que o grupo exige que o Executivo apresente um cronograma da obra, pois o trabalho está sendo feito “a passos de tartaruga”. Ele ressaltou que a comunidade está ansiosa pela conclusão da obra e espera que o cronograma apresentado pelo Executivo seja cumprido rigorosamente.
"O cronograma deveria ter sido entregue em abril de 2023, mas o prazo foi prorrogado para abril deste ano", segundo o morador.
O representante do grupo enfatizou que a comunidade não deixará de lutar pelos seus direitos e pela conclusão da obra, e está determinada a fazer o que for necessário para garantir a melhoria das condições de vida na região. Ele finalizou dizendo que a união e a mobilização dos moradores serão fundamentais para alcançar esse objetivo.
Andamento da obra
Em nota divugada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), o serviço de drenagem e pavimentação já retornou nas vias não asfaltadas, e agora a empresa prossegue com a execução das sarjetas, meio-fio e calçada das vias já asfaltadas.
"O prazo inicial de conclusão era abril deste ano, mas precisou ser feita a reprogramação da planilha por conta do aumento da meta física do projeto, na área de drenagem e inclusão de outras vias e também pelas suspensão dos serviços no período de chuva forte, o prazo será prorrogado por mais de 120 dias", diz a nota retorno.
Segundo a Sisep, no bairro Oliveira III a drenagem, pavimentação, sarjeta, meio-fio e calçadas das 16 vias do projeto estão prontas e falta apenas a sinalização. Já nos lotes 1 e 2, estão sendo feitos o meio-fio e calçada das ruas que já receberam a drenagem e pavimentação.
Nesses dois lotes, falta executar 2,41 km de drenagem e 6,7 km de asfalto nas ruas Engenheiro Orlando Oliveira, Otorino Oliveira, Antonio Almeida, Antonio João Escobar, Saladino Nunes, João Ribeiro Guimarães, Marta Guimarães, Tecla Mello de Campos, Afonso Silva Rosa, Lindolfo Rosa, Antonio Freitas, Emília Nunes, Maria Luiza Moraes, Orlandina de Lima, Maria Conceição e Maria Carlota Giordano.