Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 08:00 - A | A

23 de Julho de 2024, 08h:00 A- A+

Geral / ACAMPAMENTO DA RESISTÊNCIA

Educadores protestam contra o governo de MT durante Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães

Os cartazes exibidos expressaram a indignação dos educadores em relação às propagandas do governo, que alegam melhorias na qualidade da educação pública no estado

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na abertura do maior evento cultural do Mato Grosso, durante a abertura do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, na última sexta-feira (19), os trabalhadores da educação da rede estadual expressaram preocupações sobre a retirada de direitos e os ataques à escola pública e gratuita em Mato Grosso. Preocupados com o futuro da educação pública no estado, durante a manifestação os educadores destacaram sobre o desmonte dessa estrutura que está afetando a qualidade da educação e, consequentemente, a sociedade como um todo. Os problemas causados pela gestão de Mauro Mendes na educação pública de Mato Grosso foram destacados pelos educadores, tanto ativos quanto aposentados.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Durante a abertura do evento cultural estadual, trabalhadores da educação da rede estadual usaram cartazes para manifestar seu descontentamento com o governo Mauro Mendes. As mensagens destacavam a necessidade de respeito pela Educação Pública, com o lema “Mato Grosso cresce e os/as educadores/as empobrecem” chamou a atenção dentro do evento. A mobilização visa chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos educadores e as questões relacionadas à educação no estado.

A manifestação começou no Acampamento da Resistência do Sintep-MT, em Cuiabá, iniciada no dia 15 de julho e se estendeu à atividade em Chapada. O objetivo foi aumentar a visibilidade dos ataques aos direitos dos educadores e estudantes, evidenciando as dificuldades enfrentadas na rede estadual de ensino. A ação ocorreu tanto dentro quanto fora da arena de shows do festival.

Protesto na Chapada

O protesto contou com a participação de robôs gigantes, no estilo dos personagens fictícios do filme Transformers, que chamavam a atenção pela iluminação em neon e dançando no ritmo das músicas tocadas. Os robôs animaram o público com suas performances e trajes brilhantes, onde se liam as mensagens dos cartazes e até mesmo a logomarca do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso.

O ato em Chapada dos Guimarães celebrou a primeira de muitas ações de rua que estão previstas pelo conjunto de profissionais da rede estadual, enquanto as políticas de ataques e desrespeito à educação e aos educadores se mantiverem.

“Nossa luta é por diálogo, valorização e respeito aos direitos conquistados. Apesar do governo tentar implementar políticas nefastas, faremos a resistência sempre. Governos são transitórios, passam”, destacou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.

Acampamento da Resistência do Sintep-MT 

A manifestação integrou a programação de encerramento dos cinco dias de protesto no Acampamento da Resistência do Sintep-MT. Tendas e barracas foram montadas na praça do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político e Administrativo da Capital, onde os profissionais da educação da rede estadual permanecem acompanhando as atividades programadas.

A mobilização reforçou a defesa de pautas essenciais para os trabalhadores da educação, como o fim do confisco das aposentadorias e pensões, a realização de concursos públicos para todas as funções da carreira e a valorização salarial com ganho real.

Os cartazes exibidos expressaram a indignação dos educadores em relação às propagandas do governo, que alegam melhorias na qualidade da educação pública no estado, contrastando com a realidade enfrentada pelos profissionais da área.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation