BRUNO BUCIS
DO METRÓPOLES
O judoca paulista Willian Lima garantiu a primeira medalha para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris. O judoca ficou com a medalha de prata na disputa que ocorreu no Champs de Mars neste domingo (28/7). A luta foi finalizada com um ippon e um waza-ari do japonês.
No duelo final, Willian se manteve mais em uma postura defensiva, tentando evitar os golpes do japonês Hifumi Abe. Willian chegou a receber uma punições por estar evitando o confronto.
Ainda no começo da tarde deste domingo, a judoca brasileira Larissa Pimenta, ou Larissa “Pimentinha”, venceu a italiana Odette Giuffrida e conquistou uma das duas medalhas de bronze do judô na categoria até 52 kg.
A brasileira e a italiana receberam duas punições por ter evitado o combate direto. A disputa chegou a ir ao golden score, quando qualquer golpe é capaz de encerrar a luta. A disputa entre as duas durou oito minutos.
Quem é Hifumi Abe
Hifumi Abe é membro de uma das famílias mais conhecidas do judô internacional. Ele foi o medalhista de ouro em Tóquio, em 2021. Hifumi ainda conquistou o título do Mundial em 2017, 2018 e 2022.
A irmã dele, Uta Abe, era considerada uma favorita à medalha por ninguém conseguir vencê-la desde 2019, mas foi eliminada nas lutas das oitavas de final. O choro e os berros da atleta após a derrota viralizaram nas redes sociais.
Quem é Willian Lima
O judoca brasileiro de 24 anos foi o campeão da categoria até 66 kg. Na semifinal, ele venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev com um ippon, o golpe máximo do judô. O atleta derrotado pelo brasileiro foi quem ficou com uma das medalha de bronze da categoria em uma disputa com o sérvio Strahinja Bunčić.
O atleta de 24 anos é um dos destaques da categoria meio-leve do Brasil. Natural de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, ele treina judô desde os 6 anos de idade. Seu sonho era ser nadador, mas devido a sua altura (1,65 m) foi aconselhado a seguir nos tatames.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Ele conquistou três medalhas de ouro no Pan-americano, em 2021, 2022 e em 2024. Também foi campeão mundial na disputa para atletas com menos de 21 anos. O judoca é terceiro-sargento da Marinha e também se destacou em competições militares. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Em 2023, nasceu o primeiro filho do atleta, Dom. O pequeno tinha apenas 28 dias quando o pai lutou no Chile. Muito emocionado, Willian dedicou a medalha ao filho e à esposa, Maria Júlia. “Eu comecei a ter uma força e motivação maior ainda pelo nosso filho pois eu não sonho mais sozinho, é um sonho olímpico de nós três”, declarou o papai à sua família no Instagram.