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Geral Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 16:47 - A | A

19 de Junho de 2024, 16h:47 A- A+

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Corredor Bioceânico mudará a configuração logística e fortalecerá os avanços da integração regional

A ponte rodoviária internacional que ligará as cidades de Carmelo Peralta, Alto Paraguai e Porto Murtinho (MS), Brasil, [e considerada a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Após a construção da ponte rodoviária internacional, que está prevista para ligar as cidades de Carmelo Peralta, no Alto Paraguai, e Porto Murtinho, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, várias mudanças e benefícios significativos são esperados para a região e para os países envolvidos. Esta ponte, um componente crucial do Corredor Rodoviário Bioceânico, terá um impacto substancial na logística e na integração regional na América do Sul, facilitando o transporte e fortalecendo os vínculos econômicos e sociais entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A relevância da Ponte Bioceânica reside em ser a principal entrada do nosso país através do Corredor Bioceânico do Eixo de Capricórnio, que atravessa o Chaco Paraguaio para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, por isso é comparada ao novo Canal do Panamá. a sua capacidade de facilitar o comércio e a integração.

Desta forma, este corredor internacional emerge como uma artéria vital para o comércio sul-americano, promovendo não só melhorias significativas na conectividade física, mas também maior competitividade económica devido à poupança de 8.000 km que representará para o transporte de mercadorias neste parte do continente.

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O projeto envolve diretamente quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) e consiste em uma rodovia de mais de 3.000 km que se estende de São Paulo, no Brasil, até os portos chilenos de Antofagasta. No Paraguai, o percurso percorre 532 quilômetros divididos em três trechos no território do Chaco. O primeiro, de 275,73 quilômetros de Carmelo Peralta a Loma Plata, já foi concluído.

Impactos 

1- Integração Regional

A ponte permitirá uma conexão direta entre o Paraguai e o Brasil, facilitando o fluxo de mercadorias e pessoas. Isso promoverá uma integração econômica mais profunda entre os países do Corredor Rodoviário Bioceânico.

2- Eficiência Logística

A infraestrutura melhorará significativamente a eficiência do transporte na região. Com uma rota direta entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, os tempos e custos de transporte serão reduzidos, beneficiando exportadores e importadores.

3- Desenvolvimento Econômico

O projeto deve impulsionar o desenvolvimento econômico das regiões ligadas pela ponte. Novos investimentos e oportunidades de negócios surgirão, especialmente em setores como transporte, comércio e turismo.

4- Conexão Interoceânica

Como parte do Corredor Rodoviário Bioceânico, a ponte contribuirá para a criação de uma rota terrestre que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. Isso proporcionará uma alternativa estratégica para o comércio internacional, facilitando a movimentação de mercadorias entre os continentes.

5- Aumento da Competitividade

A nova rota aumentará a competitividade das regiões conectadas, tornando-as mais atrativas para investimentos estrangeiros e promovendo um ambiente de negócios mais dinâmico.

Benefícios Específicos do Corredor Rodoviário Bioceânico

Redução de Custos de Transporte: a criação de uma rota direta reduzirá os custos logísticos, beneficiando os exportadores ao tornar seus produtos mais competitivos no mercado global.

Aceleração do Crescimento Regional: infraestruturas como a ponte incentivam o crescimento das economias locais, criando empregos e estimulando o desenvolvimento das comunidades ao longo do corredor.

Facilitação do Comércio Internacional: a melhoria das conexões de transporte facilita o comércio entre os países sul-americanos, promovendo um fluxo mais eficiente de mercadorias e serviços.

Promover o Turismo: a nova infraestrutura atrairá turistas para as regiões conectadas, promovendo o turismo e estimulando a economia local.

Lotes ativos

Atualmente já estão em fase inicial as obras dos 4 lotes do terceiro troço deste Corredor Bioceânico, de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, fronteira com a Argentina, abrangendo assim cerca de 224 quilómetros, dos quais 220 quilômetros correspondem ao corredor principal e o restante para melhorias nas estradas nas cidades de Mcal. Estigarribia e Pozo Hondo, como acessos, travessias urbanas e coletores.

A iniciativa em curso transformará toda a região, beneficiando diretamente localidades como Mariscal José Félix Estigarribia e Pozo Hondo, melhorando sua conectividade e acesso a serviços básicos. Da mesma forma, outras cidades como Loma Plata, Filadélfia, Neuland, Villa Choferes, Carmelo Peralta, Pozo Colorado e Villa Hayes, verão as suas oportunidades económicas aumentarem graças à melhoria da infra-estrutura rodoviária.

Em termos de população, estima-se que cerca de 41 mil habitantes serão beneficiados diretamente com esta obra, enquanto outros 225 mil das áreas circundantes serão beneficiados indiretamente.

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