Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 12:11 - A | A

20 de Maio de 2024, 12h:11 A- A+

Geral / OPERAÇÃO TEMPORÁRIA

Base Aérea de Canoas recebe autorização da ANAC para operar voos comerciais

Utilização da Base Aérea de Canoas (MS) como um ponto de operação temporário para voos comerciais visa mitigar os impactos negativos causados pela interrupção dos serviços no Aeroporto Salgado Filho

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, na última sexta-feira (17), a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, situada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa decisão foi tomada durante uma reunião da Diretoria Colegiada do órgão e será oficializada em uma resolução que será publicada no "Diário Oficial da União".

Com a autorização da Anac, a Base Aérea de Canoas, tradicionalmente destinada à aviação militar, agora poderá ser utilizada para o transporte civil de passageiros e cargas. Essa medida surge como uma resposta emergencial à interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado recentemente devido às fortes chuvas que causaram alagamentos em Porto Alegre.

De acordo com o diretor-presidente substituto da Anac e relator do processo, Tiago Sousa Pereira, a autorização será válida enquanto as operações no Salgado Filho estiverem suspensas. “A medida é provisória e tem como objetivo mitigar os impactos causados pela interdição do principal aeroporto da capital gaúcha“, afirmou Pereira.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Fraport já está se preparando para iniciar as operações em Canoas, instalando equipamentos essenciais como raio-x e escadas de acesso às aeronaves. “Estamos prontos para iniciar as operações e atender a demanda da população“, disse Costa Filho.

Base áerea de Canoas

Com a interdição do Aeroporto Salgado Filho, principal terminal aéreo da região, criou uma necessidade urgente de alternativas para manter a conectividade aérea de Porto Alegre com outras regiões do Brasil e do mundo. A utilização da Base Aérea de Canoas como um ponto de operação temporário para voos comerciais visa mitigar os impactos negativos causados pela interrupção dos serviços no principal aeroporto. A operação na Base Aérea ficará a cargo da empresa Fraport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

Inicialmente, a base aérea deverá receber até cinco voos por dia, com a possibilidade de ampliação conforme a demanda. A previsão é de que a operação comece a qualquer momento, proporcionando uma alternativa crucial enquanto o Aeroporto Salgado Filho permanece fechado.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho foi interditado na noite do dia 3 de maio devido ao elevado volume de chuvas que causou alagamentos no terminal e nas pistas, impossibilitando a continuidade das operações.

O governo federal, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, aguarda a redução do nível da água no aeroporto para realizar uma avaliação detalhada das condições do terminal e das pistas.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO