ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A Anvisa aderiu nesta quarta-feira (21), ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem como objetivo, como o próprio nome sugere, conscientizar a população sobre a importância da vacinação, de modo a elevar os índices de cobertura vacinal do Plano Nacional de Imunização (PNI).
O pacto prevê, entre outras ações, o diálogo interinstitucional em defesa da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal, a atuação proativa de todos os participantes e a realização de amplas campanhas de comunicação com foco na segurança e na eficácia das vacinas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A ideia do pacto surgiu a partir de uma reunião da Comissão de Saúde do CNMP com a gestão tripartite do SUS – composta pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) –, a Anvisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Um levantamento revelou a diminuição da cobertura vacinal no Brasil desde 2023, devido à baixa adesão da população às campanhas de vacinação. Entre as causas do problema estão a desinformação e a falta de percepção dos riscos envolvidos com relação ao retorno de doenças erradicadas no país no passado.
Durante a cerimônia para a assinatura do Pacto Nacional pela Cobertura Vacinal, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, ressaltou que “o ato de vacinar é um ato de amor” e que “prover defesa a um organismo é o que há de melhor na ciência para garantir que a vida seja plena, longa e duradoura”. Diretor-presidente da Anvisa na assinatura do Pacto