PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na última quinta-feira (13), foi realizado em Cuiabá o Fórum Mato-Grossense de Educação Infantil, evento que reuniu servidores e secretários municipais de Educação. A Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) participou do debate, que contou com a presença de representantes outras instituições. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para ampliar a oferta de educação infantil nos municípios, que, conforme determina a Constituição, devem investir pelo menos 25% de seu orçamento na manutenção e desenvolvimento do ensino.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, foi representado pela assessora técnica da instituição, Waldna Fraga, que também integra o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Pública da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT).
Waldna foi umas das expositoras do evento, realizado no Tribunal de Contas de Mato Grosso na última semana. Ela falou sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e complementações da União para os municípios.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O financiamento da educação infantil também foi assunto abordado pelo conselheiro e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE/MT, Antônio Joaquim, e mediado pela coordenadora estadual do Fórum Mato-grossense de Educação Infantil, Jaqueline Pasuch.
Durante o fórum, também foram abordados desafios e soluções para melhorar a qualidade e o acesso à educação infantil. Entre os temas discutidos, destacaram-se a importância de políticas públicas eficazes, a necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação de profissionais, além da busca por parcerias que possam fortalecer a rede de ensino infantil.
A programação também incluiu um painel sobre atendimento e padrões de qualidade na educação infantil, que contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT), Ministério Público (MPMT), entre outras instituições.