Cuiabá, 14 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Esportes Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 09:37 - A | A

13 de Junho de 2024, 09h:37 A- A+

Esportes /

Cerimônia de abertura dá a largada para os Jogos do Brics na Rússia

A campeã de wushu Beatriz Silva representou os 112 atletas brasileiros no desfile das bandeiras

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira (12), atletas do mundo inteiro voltaram seus olhos para a cerimônia que deu início à 7ª edição dos Jogos do Brics 2024, em Kazan, na Rússia. Com um espetáculo de luzes, música e performances culturais, as delegações de atletas celebraram o espírito esportivo, marcando o começo dos 13 dias de competição.

O tradicional desfile dos atletas contou com mais de 90 bandeiras. A vice-campeã mundial de wushu Beatriz Silva desfilou com a bandeira do Brasil. Além de títulos em campeonatos mundiais, Beatriz é bicampeã pan-americana, conquistou o quinto lugar no Mundial de 2019 e na Universíade 2023. No campeonato brasileiro, já se consagrou campeã nove vezes.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

“Representar o país, e vestir o uniforme e as cores do Brasil, em uma competição esportiva de um país que tem tanta tradição no esporte é algo muito emocionante. A abertura foi linda, e poder participar carregando nossa bandeira, que é tão bonita, para todo mundo ver, foi muito especial", disse Beatriz Silva.

A delegação brasileira foi, de longe, a mais empolgada. O Brasil é representado por 112 atletas em 15 modalidades, por meio de um termo de colaboração celebrado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A edição promete ser um megaevento esportivo que, além dos países-membros do bloco, contará com aproximadamente 60 países convidados.

Durante a cerimônia, os esportistas puderam conhecer um pouco da história dos Jogos do Brics, do país-sede e da cultura local. Apresentações de ópera, banda de rock, danças típicas, contorcionismo, teatro e apresentações de atletas da Rússia e do Tartaristão animaram o público.

Os Jogos do Brics

Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A competição não possui modalidades pré-definidas – são determinadas pelos anfitriões. Por tradição, cabe ao país que ocupa a presidência realizar a organização do evento.

Em 2025, será a vez de o Brasil assumir a presidência do Brics e organizar a competição em território brasileiro.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation