Cuiabá, 15 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,75
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 16:33 - A | A

20 de Junho de 2024, 16h:33 A- A+

Destaque / TRANSPARÊNCIA NAS ELEIÇÕES

PSDB denuncia "transferência em massa" de títulos para Jangada e solicita que TRE investigue a legitimidade dos votos

A denúncia levanta a preocupação de que essas transferências possam não refletir uma real ligação dos eleitores com o município, sugerindo a possível presença de "eleitores parasitas"

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Jangada, situado a 75 km de Cuiabá, formalizou uma denúncia à Justiça Eleitoral sobre possíveis irregularidades relacionadas à transferência em massa de títulos eleitorais para o município. O documento, protocolado em 14 de junho, destaca um aumento significativo no número de eleitores registrado nos últimos meses.

O documento é assinado pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Rosenwal Rodrigues dos Santos, e foi enviado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Segundo a representação assinada por ele, em janeiro de 2024, Jangada contava com 6.911 eleitores. Em contraste, até maio do mesmo ano, esse número subiu para 7.820, resultando em um acréscimo de 909 pessoas no eleitorado local.

A denúncia levanta a preocupação de que essas transferências possam não refletir uma real ligação dos eleitores com o município, sugerindo a possível presença de "eleitores parasitas". Este termo se refere a cidadãos que transferem seus títulos eleitorais para uma cidade sem conexões políticas, sociais ou econômicas genuínas, visando influenciar resultados eleitorais em benefício de determinados candidatos.

“Neste ato representado pelo representante legalmente constituído, o senhor Rosenwal Rodrigues dos Santos, vem representar o fato da suposta irregularidade da transferência em massa de títulos eleitorais para o Município de Jangada, sendo que em janeiro de 2024 era o eleitorado composto por 6.911 cidadãos, já em maio de 2024 esse número passou para 7.820, ou seja, um aumento de 909 pessoas”, cita a acusação.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

O PSDB solicita ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que investigue minuciosamente os registros recém-efetuados, garantindo a integridade do pleito eleitoral em Jangada. A denúncia enfatiza a necessidade de diligências para verificar a autenticidade e a legitimidade das transferências, assegurando que o processo eleitoral transcorra sem comprometimentos desde o seu início.

A iniciativa do partido evidencia a preocupação com a transparência e a lisura do processo democrático na região, destacando a importância de se preservar a legitimidade dos votos e a representação política dos munícipes de Jangada.

Diante das informações, a sigla pede que o TRE apure se os registros têm alguma ligação com o município ou se são “eleitores parasitas”, cidadãos aqueles que transferem o título para uma cidade sem ter qualquer ligação política, social ou econômica apenas para votar em determinado candidato.

“Ante o exposto, se requer que seja promovida diligência, mesmo que por amostragem, perante tais pessoas para que se possa confirmar de que o pleito eleitoral não está sendo fraudado antes mesmo do seu início”, disse.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation