Cuiabá, 22 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 07:55 - A | A

24 de Janeiro de 2024, 07h:55 A- A+

Destaque / ALERTA MÁXIMA

Ministério da Saúde recebe de Mato Grosso primeira notificação de nova subvariante da Covid-19 no Brasil

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. "Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil", destacou a pasta. 

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas.

Desse total, três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.  

"No entanto, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19".

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

“Com essa identificação, Mato Grosso pôde avisar todos os estados do Brasil, já que nenhum estado tinha identificado essa variante. Então, a partir de agora, o Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde (Lacen) informa toda rede de laboratórios do Brasil, e os laboratórios passam a monitorar”, disse a superintendente de vigilância em saúde da SES, Alessandra Moraes.

O Governo do Estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença. 

Além do Brasil, a subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido. 

Ainda de acordo com a SES, além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

A PESQUISA

Conforme relatório da pesquisa, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid-19, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Do total, quatro foram identificadas com a nova subvariante.

As demais apontam para as cepas JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3, ou seja, 100% de variantes Ômicron, segundo a SES.

A partir das informações coletadas na pesquisa, a Vigilância em Saúde e o Lacen tentam compreender o caminho percorrido para que a nova subvariante chegasse até Mato Grosso, bem como acompanham as pessoas que foram acometidas pela doença.

ORIENTAÇÃO

A secretaria orienta a população a não entrar em pânico, mas tomar cuidado, fazendo o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%.

Além disso, a SES também orienta a vacinação contra o coronavírus, pois, somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença.

 

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation