Cuiabá, 21 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,44
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 16:30 - A | A

28 de Maio de 2024, 16h:30 A- A+

Destaque / IDEIAS INOVADORAS

Estudantes da rede estadual já podem se inscrever na 5ª Mostra Científica Steam MT 2024

Inscrição dos grupos deve ser feita por um professor orientador até o dia 30 de junho

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (28), as inscrições para a 5ª Mostra Científica Steam MT 2024. Estudantes da rede estadual de ensino interessados em participar com seus projetos devem ser inscritos por um professor orientador. As inscrições são gratuitas e vão até 30 de junho. As inscrições serão feitas por meio de formulário do Google disponível neste link

Podem concorrer estudantes do ensino fundamental e médio de escolas estaduais com iniciativas que envolvam práticas de ciência da natureza, matemática, tecnologias, engenharias e arte. Os projetos devem ser interdisciplinares, ter descrição objetiva dos resultados esperados, causar impactos na comunidade e ser amplamente divulgados.

Cada escola poderá inscrever quantos projetos quiser em cada categoria, com participação de equipes de no máximo três estudantes e um professor cada uma. Os estudantes deverão estar regularmente matriculados na escola, podendo ser de turmas diferentes, desde que na mesma categoria.

No ato da inscrição, o orientador, que pode ser de qualquer componente curricular, deverá inserir o projeto concorrente em PDF no Google Forms conforme as orientações designadas, bem como o vídeo de divulgação de acordo com as especificações. 

O projeto também deve conter o resumo da proposta, introdução, objetivos, justificativas e procedimentos metodológicos, além dos resultados e as referências. Para mais detalhes, acesse o edital no final da matéria.

Os trabalhos devem ser amplamente divulgados. A rede social escolhida, mais uma vez, para dar visibilidade foi o TikTok. Cada vídeo deverá ter no mínimo um minuto e no máximo três minutos de duração. O tema deverá estar em destaque, assim como a sua abordagem científica. 

O Steam 2024 está dividido em duas categorias de projetos: o C1 que corresponde ao ensino fundamental e o C2 que corresponde ao ensino médio. 

Nesta edição, a mostra vai premiar os vencedores com um tablet para o 1° lugar, um celular smartphone para o 2° lugar e um fone de ouvido para o 3° lugar. O professor orientador do projeto classificado em 1° lugar terá como prêmio um tablet.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Steam dá a oportunidade de fomentar o interesse dos estudantes em participar de atividades interdisciplinares. Ele reforça que a prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

“No ensino tradicional o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os estudantes são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros”, completou.

Segundo a Seduc, em 2023 a Mostra Steam teve 89 projetos inscritos e a previsão para 2024 é aumentar significativamente esse número. Os projetos destacaram-se pela qualidade, objetos de pesquisa, iniciação científica e metodologia. O evento acontece desde 2020.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO