PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O monitoramento veicular por meio de telemetria, implantado em Cuiabá há cerca de três anos, tem mostrado resultados impressionantes, reduzindo em mais de 87% as reclamações sobre os trajetos de ônibus. Esse sistema utiliza sensores instalados em cada veículo do transporte coletivo para coletar dados em tempo real sobre a operação dos ônibus, incluindo rotas, horários, paradas e condições de tráfego.
O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou a melhoria e ampliação da mobilidade urbana como uma prioridade de sua gestão. O sistema de telemetria permite um controle mais preciso e eficiente do transporte público, melhorando a pontualidade e a confiabilidade do serviço. Isso não só aumenta a satisfação dos usuários, mas também contribui para uma gestão mais transparente e responsiva do sistema de transporte coletivo.
A telemetria permite monitorar em tempo real a velocidade, a rota, o tempo de parada e outros dados relevantes dos ônibus. Com essas informações, é possível identificar eventuais irregularidades, como atrasos, desvios de trajeto e excesso de velocidade, e agir rapidamente para corrigi-las. Além disso, o sistema também auxilia na manutenção preventiva dos veículos, aumentando sua vida útil e melhorando a qualidade do serviço prestado.
De acordo com o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Nicolau Budib, o sistema inteligente é o principal método de controle de qualidade utilizado pela Semob, quando se trata do monitoramento de frotas na capital. Após a adoção do método tecnológico, as denúncias antes registradas na pasta despencaram exponencialmente.
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Conforme Nicolau, a Semob chegava a registrar mais de 40 reclamações por mês, com relação ao comportamento do motorista. Agora, as ocorrências não chegam a cinco.
“Com a telemetria nós criamos um controle de qualidade mais eficiente em Cuiabá. Os próprios motoristas acabam disputando entre eles quem é o melhor, porque existe uma nota que é dada por meio da avaliação de passageiros e com base no comportamento de cada motorista na direção. Depois dessa implementação, nós melhoramos muito a questão envolvendo essas reclamações, isso sem contar no trânsito, que também melhorou. A Semob já chegou a registrar mais de 40 reclamações em um único mês e hoje em dia a nossa ouvidoria não registra nem cinco, às vezes são três ou quatro reclamações”, destacou.
Com a tecnologia, os veículos são monitorados 24h e, é por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) que a Semob acompanha todos os dados de funcionamento dos ônibus que rodam por Cuiabá, tais como: trajetos realizados, tempo de viagem e de descanso, manutenções e até mesmo a hora prevista de parar, tudo ao mesmo tempo.
“Quando falamos sobre a gestão de frotas, estamos falando do gerenciamento, da logística, organização, administração dos transportes de Cuiabá, ou seja, tudo que favoreça o melhor serviço, vantagem, prevenção e funcionamento do transporte coletivo, como também a vida do motorista. É tecnologia pura, um sensor é instalado no veículo e registra todo o comportamento dele. Então quando ouvimos alguém falar ‘ah, meu ônibus está atrasado 30 minutos, tem 1h que eu tô aqui no ponto parado e nada’, por meio da telemetria a gente consegue verificar se é verdade ou não”, explicou.
Na última terça-feira (21), Nicolau esteve em São Paulo para o evento “Frotas Conectadas”. Em busca de melhorias para transporte público de Cuiabá, o diretor de Transportes foi surpreendido positivamente. Conforme Budib, todas as soluções apresentadas no evento encontram-se em pleno funcionamento na capital mato-grossense.
“Eu estive no Frotas Conectadas e tudo que é feito visando o monitoramento de frotas, nós já temos em Cuiabá. Tudo, tudo o que foi apresentado em em São Paulo nós já temos, o monitoramento da frota via GPS, a telemetria que cuida do comportamento do motorista, as rotas, sensores que identificam acelerações bruscas, entre várias outras coisas, nossa capital está muito bem em relação ao quesito transporte coletivo se comparada a outras capitais do país”, reiterou.