DA REDAÇÃO
O 1º Prêmio Internacional Dança Mato Grosso, que terá uma competição que premiará os vencedores com bolsas de estudo e até R$ 10 mil em dinheiro, ocorre neste sábado e domingo (14 e 15.6) no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
Realizado pelo Malosá Studio de Dança de São Paulo e pela Companhia das Artes e Associados (Cidarta), o evento conta com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A edição terá a participação de bailarinos de São Paulo e de 11 municípios de Mato Grosso.
“O saldo de inscrições foi bastante positivo. O palco do Zulmira Canavarros será ocupado por 196 bailarinos, de 30 grupos que no total, apresentam 127 coreografias ao público. São números expressivos que indicam que teremos um evento com muita diversidade, qualidade artística e profissional”, destaca o produtor do evento, Kelson Panosso.
Kelson explica que os trabalhos serão avaliados separadamente por categoria, modalidade e faixa etária, por júri composto por quatro profissionais de nível internacional: André Malosá, Ana Botosso e Arilton Assunção, os três de São Paulo, e Cornell Callender do Estados Unidos.
“A primeira edição marca o início de um novo circuito cultural para celebrar a dança e incluir o estado na rede nacional e internacional de festivais competitivos, proporcionando aos participantes estrutura profissional e com altíssima competência”, ressalta.
Neste sábado (14), o dia começa cedo com credenciamento para os bailarinos que se inscreveram para os workshops. Então, a partir das 9h, o professor norte-americano, Cornell Callender ministra conteúdo sobre ballet clássico. Mais tarde, entre as 13h e 15h será realizado o credenciamento para a competição, que ocorre entre as 16h e 19h45. A premiação está marcada para 20h. As modalidades reservadas para esta ocasião, são: dança clássica de repertório, neo-clássica, jazz e danças urbanas.
Já no domingo (15) o credenciamento para os workshops de dança contemporânea com Ana Botosso e dança moderna, com Arilton Assunção, começam às 8h30. Na sequência, tem credenciamento para os competidores e apresentações a partir das 16h com premiação às 19h30. Desta vez, são as danças contemporânea, folclórica e de estilo livre que ditam o ritmo das apresentações artísticas.
A entrada para o evento é gratuita, mas a organização pede que o publico leve 1 brinquedo em bom estado de conservação.
Serviço:
Prêmio Internacional Dança Mato Grosso
Competição nos dias 14 e 15 de junho, a partir das 16h
Teatro Zulmira Canavarros